AlmadaPolítica

Almada | ‘Verdes’ questionam Governo sobre abate de pinheiros mansos na Mata dos Medos

O deputado José Luis Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e Ação Climática, sobre o corte em grande quantidade de pinheiros mansos na Mata Nacional dos Medos, no concelho de Almada.

Esta zona está classificada como Reserva Botânica, estando integrada na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica (PPAFCC), e é gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas ICNF, tendo um plano de gestão florestal em vigor.

A mata foi mandada plantar no século XVIII, com a intenção de fixar as areias das dunas e resguardar os terrenos para a atividade agrícola, com recurso ao pinheiro manso, e conta entre a sua flora com espécies como a sabina-das-praias, o medronheiro, o espinheiro-preto e a aroeira, assim como plantas aromáticas como a salva, o rosmaninho, o tomilho e o alecrim.

A mata abriga ainda fauna diversificada, entre estas a águia-de-asa-redonda, falcão-peregrino, coruja-do-mato, gralha-preta, morcego-rabudo, coelhos, raposas, ouriços-cacheiros e répteis e anfíbios característicos deste habitat.

«O abate de árvores atrás mencionado envolve uma grande quantidade de Pinheiros mansos que são cortados e transformados no local recorrendo-se a maquinaria pesada para o efeito, em plena reserva botânica» refere o comunicado de ‘Os Verdes’.

«É preocupante que uma reserva cuja mais valia se deve à presença de uma floresta consolidada, baseada em espécies autóctones esteja a ser delapidada de forma intensa que indicia não uma operação de gestão florestal mas sim de exploração florestal cujo destino da madeira obtida com o corte não é totalmente claro.

Esta operação estará a decorrer desde pelo menos o início do mês de dezembro. Ao mesmo tempo fomos informados de que foram instaladas estruturas de madeira, passadiços, ao longo de vários quilómetros na área protegida, que estarão a conflituar com a vegetação da reserva. Face a esta situação preocupante, que envolve uma área da rede nacional de áreas protegidas e está a ser levada a cabo pela própria tutela.»

Por estes motivos, Os Verdes querem os seguintes esclarecimentos:

– Que ação ou projeto está a justificar o abate de árvores, nomeadamente pinheiros mansos, na Mata Nacional dos Medos, no Concelho de Almada?

– Quantas árvores foram abatidas e quantas estão previstas serem abatidas?

– Qual é o destino da madeira? Se é a venda da madeira quanto auferiu ou pensa auferir o ICNF e que percentagem representa no orçamento anual do Instituto/Área protegida?

– Qual é o objetivo da instalação de passadiços, qual o seu custo e origem desse financiamento? E de que forma estes passadiços são compatíveis com a preservação da fauna selvagem e flora da reserva e área protegida?

– Quantos Vigilantes da Natureza operam nesta área protegida e de que forma conseguem levar a cabo a sua missão?».

A situação que foi detectada no início de Dezembro, tem vindo a ser denunciada em várias plataformas e nas redes sociais, por particulares, e também por grupos como o de Defesa do Pinheiro Bravo na Aroeira – práticas inclusivas e sustentáveis.

DR – Defesa do Pinheiro Bravo na Aroeira – práticas inclusivas e sustentáveis


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *