Almada

Almada tem novo Centro Cultural

O Centro Cultural Fernão Mendes Pinto vem reforçar a oferta cultural do concelho de Almada

Inaugurado dia 15 de Maio no antigo Polivalente do Pragal, a criação do Centro Cultural Fernão Mendes Pinto foi iniciativa da AMAI – Almada Mundo Associação Internacional, em colaboração com a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e, teve o apoio imediato da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

O descerramento da placa de inauguração incluiu visita à Exposição “Fernão Mendes Pinto” e sessão de boas vindas. Nelas estiveram presentes Inês de Medeiros, Presidente da Câmara Municipal de Almada; Maria D’Assis, Presidente da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, Drª Ana Pina, Diretora da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto; Mariana Cortez, Presidente da Associação Almada Mundo e; um representante do Alto Comissariado para as Migrações.

O antigo Polivalente do Pragal, agora denominado Edifício Polivalente do Pragal e anteriormente sede da instituição de solidariedade Alma Alentejana, foi reabilitado para este fim e ganhou nova vida como espaço cultural. As obras de reabilitação foram orçamentadas em 110 mil euros, valor totalmente a cargo da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas. Uma das imposições colocadas pelo executivo camarário para esta obra, foi que se mantivesse a traça original do edifício, que nos últimos anos de utilização como balneário para pessoas desfavorecidas, tinha sido alterada e degradada, levando ao seu encerramento.

A AMAI é uma associação nascida do sonho, de um conjunto de professores, em alargar horizontes, eliminar fronteiras e derrubar muros na escola e na educação e, é uma entidade sem fins lucrativos de interesse público. O seu compromisso local é o da construção social através de educação, formação e inovação assenta em valores comuns, centrados na pessoa, na multi intercultura e no potencial humano. Pretendem intervir na realidade social, visando a inclusão, a transformação e a emancipação da pessoa, em redes colaborativas locais, nacionais e internacionais, enquanto construtores de futuro. A associação privilegia ainda a diversidade linguística e cultural dos povos na salvaguarda do património cultural e interidentitário da humanidade.

A criação deste espaço cultural em Almada, visa destacar e reconhecer a importância da diversidade existente nesta comunidade e no mundo que nela habita e vive. Esta iniciativa conjunta tem como último objectivo ser um ponto ativo de encontro de culturas e promoção do interculturalismo através de  mostras nacionais e internacionais.

O novo Centro Cultural assenta em três vértices principais de atuação: o da  Cátedra Fernão Mendes Pinto, que engloba o Centro de Estudos Islâmicos, o Centro de Estudos Europeus e, o Centro de Estudos Africanos, assim como a formação, palestras, workshops e seminários nestas áreas; o de eventos, dedicada a exposições, performances, concursos, recitais, espetáculos, teatro, cinema, atividades com crianças, atividades com famílias e lançamentos; e o de comunicação, sendo a sede da web-rádio A!, (uma rádio online, onde crianças, jovens, adultos, ganham voz) e, de uma agenda comunitária.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *