Almada

ALMADA – Restaurantes receberam prémios da 14.ª edição do ‘Sabores de Almada’

O Convento dos Capuchos recebeu esta tarde a cerimónia de entrega de prémios da 14.ª edição do concurso gastronómico ‘Sabores de Almada’, no qual participaram 33 restaurantes do concelho.

Melhor Prato de Cozinha Tradicional Portuguesa – ‘Galeria’

Melhor prato com Cavala – ‘Sentido do Mar’

Na mesa de cerimónia estiveram Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal; Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada; Fernando Santos, da Associação de Hotelaria e Similares de Portugal; Maria Clara Camacho Pereira, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa; João Couvaneiro, vereador do Turismo na Câmara Municipal de Almada e Mónica Ferreira, da Associação de Comercio e Serviços – Delegação de Almada.

O vereador do Turismo, e vice-presidente da autarquia, João Couvaneiro, destacou a “imensa qualidade da nossa gastronomia, que é mesmo um marco de Almada” e também o envolvimento das entidades que estiveram presentes na cerimónia. João Couvaneiro realçou ainda a novidade desta edição, um prémio para a utilização da cavala, que coube ao restaurante ‘Sentido do Mar’, na Costa da Caparica.
“Trata-se da promoção de um produto abundante na nossa costa, e com um valor nutricional elevado e um preço baixo, que sustenta muitos dos nossos pescadores. Esta é uma aposta consciente e em cada nova edição queremos valorizar a tradição gastronómica do concelho, bem como as suas típicas e diferentes formas de cozinhar.”

Em breves palavras, os convidados deram os parabéns aos participantes e aos organizadores do prémio, destacando o papel da gastronomia no turismo e nas tradições, e com Henrique Soares a recordar a história de Almada ligada à vitivinicultura; Mónica Ferreira congratulou-se pelo dinamismo que encontrou nesta edição “o que não via já há alguns anos” e Maria Clara Pereira frisou tratar-se este “do concurso de gastronomia com características mais especiais na região, e que ao longo das suas edições tem vindo a elevar o sector”.

Inês de Medeiros destacou “o papel da gastronomia como um património cultural, e podemos mesmo considerar os restaurantes como ‘casas do prazer’, uma vez que é nelas que, além do convívio, se reflecte também a nossa vida pessoal. É ali que celebramos namoros, casamentos, batpizados, e até nos juntamos em funerais. É um espaço para a comunidade mas também apra os turistas, que aqui procuram conhecer melhor a cultura de cada país.

Mas também serve para que os locais conheçam outros sabores, com restaurantes que nos trazem a gastronomia de outros países, numa abertura ao mundo com a partilha da linguagem universal que são os sabores da gastronomia.

Com este prémio queremos premiar a tradição, mas também incentivar a inovação e a criatividade, daí termos lançado este ano o prémio para o melhor prato com cavala.”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *