AlmadaMobilidade

Almada | Regularização da Ribeira da Quinta de Sta. Teresa e da Foz do Rego

A Regularização da Ribeira da Quinta de Sta. Teresa na Charneca da Caparica começou a 2 de Maio. A partir de dia 13 de Junho haverá cortes e desvios de trânsito. Esta é uma obra executada pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada (SMAS) que recorre a engenharia ambiental e, para a qual foi feito um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente, através de um Fundo Ambiental

A obra de Regularização da Ribeira da Quinta de Sta.Teresa, na Rua Foz do Rego, na Charneca da Caparica visa mitigar a erosão das linhas de água da bacia e dos riscos associados, bem como a harmonização de soluções de base hidráulica, ecológica e de engenharia natural, relevantes dada a sensibilidade e importância ecológica desta ribeira.

Esta empreitada, iniciada a 2 de Maio mas que só agora obrigará a desvios de trânsito, engloba a execução de dois projetos complementares. A regularização da ribeira da Quinta de Santa Teresa, com intervenções que serão realizadas ao longo de 540 metros; e os atravessamentos rodoviários da ribeira da Foz do Rego, com a execução de dois atravessamentos da ribeira da Foz do Rego com a estrada que liga a localidade de Palhais às Terras da Costa.

Para a concretização desta obra, com o valor total de 1 076 325,17 €, foi realizado um protocolo de colaboração entre os SMAS e a Agência Portuguesa do Ambiente, para financiamento através do Fundo Ambiental de reabilitação de leitos e margens de ribeiras com recurso a técnicas de engenharia natural. Com esta intervenção, os SMAS de Almada qualificam infraestruturas de águas pluviais.

Esta intervenção irá obrigar a desvios do trânsito com início previsto a 13/06/2022 e durante um período de 90 dias. Haverá dois cortes de trânsito que irão ser feitos desfasadamente, com uma duração estimada de 45 dias cada um, sem comprometer a circulação rodoviária, pois serão implementados desvios alternativos devidamente assinalados no local.

Durante o primeiro corte será implementado um desvio de trânsito, pela lateral direita da rua Foz do Rego no seu sentido ascendente 

Durante o segundo corte será implementado um desvio de trânsito, pela lateral esquerda da Rua Foz do Rego no seu sentido ascendente.

O que é a engenharia natural?

A engenharia natural é uma disciplina da engenharia civil com base em princípios biológicos, que intervêm em aspetos geotécnicos e mecânicos dos solos, na área da engenharia florestal, fluvial e hidráulica. 

A engenharia natural pode, por vezes, ser um substituto para a engenharia clássica. As intervenções baseadas na engenharia natural distinguem-se daquelas efetuadas pela engenharia clássica, essencialmente, devido à importância dada às condições do período ecológico, especialmente, aos parâmetros ligados com o desenvolvimento da vegetação. Habitualmente, neste tipo de utilização são usados métodos fitossociológicos (estabelecer várias parcelas em vários locais da comunidade vegetal), tendo como preferência as vegetações que se encontram em território nacional. A engenharia natural tem por objeto de estudo, a estabilização de taludes e escarpas, ribeiras, diques, aterros, margens, assim como todos os espaços que necessitem de proteção contra a erosão.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *