AlmadaCulturaSociedade

Almada promove até 30 de dezembro o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A Câmara Municipal de Almada começou no dia 23 de novembro a promoção do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de fornecer “iniciativas que incluem encontros, atividades desportivas, ciclo de cinema e a exposição “Arte e Criatividade”, para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – celebrado a 3 de dezembro.”, tal como explica a CMA.

Este projeto irá incluir ainda atividades desportivas e recreacionais “como o Boccia ou o Special Ludus Xadrez” e também “encontros de reflexão sobre temas como os abusos e maus tratos na pessoa com deficiência e o transtorno ou atraso cognitivo e/ou motor”, tal como indica a CMA em comunicado ao Diário do Distrito.

Esta iniciativa contará como parceiros várias associações tais como a
ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, APCAS (Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal), AlmaSã – Centro de Educação Especial de Almada, e igualmente com a Câmara Municipal de Barcelona.

Os contributos de todos os parceiros da CMA para esta iniciativa estarão em análise em várias sessões digitais por parte do Grupo Concelhio para a Deficiência, tal como a Câmara Municipal de Almada explica.

O programa do Dia Internacional das Pessoas contará com várias atividades tais como:

– “Experimentação de Boccia, Slalom em cadeira de rodas e Polybat”, que terá lugar na Escola Secundária Francisco Simões, situada no Laranjeiro e perto da estação de metro. Esta sessão será organizada pela APCAS no dia 28 de novembro, entre as 9h30 e a 13h.

– Uma sessão webinar com o título “Boas Práticas Inclusão Laboral da Pessoa com Deficiência”. Esta sessão promovida pela APCAS decorrerá no dia 6 de dezembro entre as 18h e as 20h, e tem o objetivo de incentivar os empregadores a terem uma prática mais inclusiva na contratação de profissionais, de forma a não excluir pessoas com deficiências.

– “Exposição do concurso Arte e Criatividade”, que estará exposto no Fórum Municipal Romeu Correia em Almada, desde 16 até 30 de dezembro. Este projeto teve como intuito a promoção da criatividade artística de pessoas com deficiência, e foi criado pela Câmara Municipal de Almada.

– “Ciclo de Cinema sobre deficiência”, as sessões poderão ser visualizadas no Auditório Fernando Lopes-Graça, que pertence ao Fórum Municipal Romeu Correia. As sessões cinematográficas não terão nenhum custo no ingresso da entrada e será organizada pela CMA.

Com este projeto, a CMA pretende oferecer à comunidade almadense com deficiência uma oferta cultural e desportiva variada. Um dos objetivos da CMA com esta iniciativa é “sensibilizar a comunidade para a alteração de comportamentos e mentalidades e para a adoção de medidas que cumpram a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promovendo a inclusão social, a dignidade e o bem-estar das pessoas com deficiência.”.

Desta forma a comunidade almadense poderá participar nesta iniciativa e nas sessões digitais, que serão transmitidas em formato webinar, contudo necessitarão de inscrição prévia para assistir aos debates, seja por formulário ou por mail.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *