AlmadaCulturaReligião

Almada | Procissão em honra de S. João Baptista

A tradicional procissão em honra de S. João Baptista realiza-se hoje às 17h na Igreja de Almada. O santo desfila pela cidade às 18h e pernoita na Capela de S. Antão, na Ramalha. Dia 24 regressa faz o percurso inverso de regressa a Almada

Manda a tradição que no dia 23 de Junho, o santo desça do alto da Igreja Matriz de Almada até à Quinta de São João da Ramalha, onde passa a noite na Capela de S. Antão. Regressa, depois, no dia 24 de Junho para a Igreja Matriz de Almada, onde passa o resto do ano. Numa organização entre as Paróquias de S. Tiago (Almada) e Nossa Senhora da Piedade (Cova da Piedade), a procissão é antecedida nos dois dias, por eucaristia às 17h.

Percorrendo as ruas da cidade pelas 18h, milhares de pessoas mostram a sua devoção a este santo, quer acompanhando a procissão, quer vendo-a passar. Nas janelas colchas coloridas.

Na Ramalha são referenciadas festas populares dedicadas a Santo Antão desde o século XV, mas a procissão de São João Baptista só integra o calendário das festividades religiosas almadenses a partir do século XVII associada à vida rural e à proteção dos campos por onde o santo passasse em procissão.

Após a instauração do regime republicano é proibida até 1927, ano em que é retomada, permanecendo até hoje, apesar das mudanças urbanísticas e do desaparecimento das práticas agrícolas nestes locais.

A procissão é acompanhada por uma das Bandas Filarmónicas do Concelho.

A relíquia que os párocos normalmente levam nas mãos, contém um pedaço da Cruz de madeira onde Cristo foi crucificado


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *