AgendaAlmada

Almada | Lançamento da 6.ª edição da iniciativa ‘Engenheiras Por Um Dia’

A 11 de outubro assinala-se o Dia Internacional das Raparigas, que este ano assinala o décimo aniversário, sob o mote «O nosso tempo é agora: os nossos direitos, o nosso futuro».

Esta é uma iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de reconhecer os direitos de meninas e raparigas e os desafios únicos que estas enfrentam em todo o mundo.

No âmbito do Programa Engenheiras Por Um Dia e em parceria com o Programa INCoDe.2030, Almada recebe o evento «Shaping The Digital Future: Dia Internacional das Raparigas», com transmissão online, pelas 9h30, no Fórum Municipal Romeu Correia, e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada e da Huawei Technologies.

Promovido pelo Governo português, o Programa Engenheiras Por Um Dia está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual e, desde a sua criação, em 2017, já alcançou 12.554 jovens do 3º ciclo e do ensino secundário, através de atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.

O Programa Engenheiras Por Um Dia mantém como principal objetivo promover, junto das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias (STEM), desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos e combatendo os estereótipos que condicionam as suas opções escolares e de carreira.

As atividades, que vão desde desafios de engenharia e visitas de estudo a ações de mentoria e de role model e workshops, têm sempre uma componente multidisciplinar e de complemento ao programa escolar e envolvem uma grande rede de parcerias de vários setores de atividade.

A coordenação do Programa mantém-se a mesma das últimas edições, com a presença da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, do Programa INCoDe.2030, da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Engenheiros.

Para aderir ao Programa ou saber mais informações, contacte engenheirasporumdia@appdi.pt ou vá a www.engenheirasporumdia.pt


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *