Almada

Almada lança projecto ‘Tempo para Si’ de apoio a cuidadores informais

A Câmara Municipal de Almada lança o projeto ‘Tempo para Si’, dirigido a cuidadores informais, e que irá criar uma bolsa de cuidadores formais para acompanhamento das pessoas a cargo daqueles, durante breves períodos.

A iniciativa foi aprovada dia 3 de maio pela Câmara Municipal de Almada e tem como objetivo proporcionar aos cuidadores informais a possibilidade de usufruírem de tempos livres e de lazer.

Através do projeto ‘Tempo para Si’ os cuidadores informais podem recorrer a uma bolsa de cuidadores formais para acompanhamento das pessoas a seu cargo durante breves períodos.

Este projeto será concretizado pela autarquia através de um protocolo com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal, detentoras de bolsas de cuidadores informais, às quais serão atribuídos 17 500 euros.

Os cuidadores informais assumem a prestação de cuidados a pessoas próximas em situação de dependência, não tendo formação para o efeito nem remuneração, mas sendo essenciais na garantia da capacidade de resposta dos serviços públicos e de solidariedade social.

Nos últimos anos, com o envelhecimento crescente da população, os cuidadores informais têm crescido em número e importância social.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *