Almada

ALMADA – Intervenção de emergência no cordão dunar na Praia de São João da Caparica

A Câmara Municipal de Almada e Agência Portuguesa do Ambiente assinam hoje um contrato de cooperação cujo intuito é realizar intervenções de restauro do ecossistema dunar na Praia de São João da Caparica.

A assinatura está agendada para esta terça-feira, pelas 16h15, no Pé Nú Beach Club, na praia de São João da Caparica.

Vão estar presentes a presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros, o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e o vice-presidente do Conselho Diretivo da APA, Pimenta Machado.

Através deste contrato de cooperação, o município de Almada vai realizar diversas intervenções no cordão dunar, em terrenos do domínio hídrico, com vista a reforçar a proteção natural contra a erosão costeira. A APA suporta as despesas das intervenções necessárias.

Nas tempestades de Inverno e Primavera de 2018, a Costa da Caparica foi fustigada por uma sequência muito apertada de eventos erosivos de elevada intensidade e frequência.

A linha de costa regrediu alguns metros, sem que o sistema tivesse capacidade de, em intervalos tão curtos, repor o equilíbrio.

Estas tempestades tiveram um efeito particularmente destruidor sobre a Praia de S. João, tendo a Câmara de Almada proposto à APA o restauro ecológico do ecossistema dunar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *