Almada

Almada inaugura Unidade Móvel de Saúde ‘Dar + Saúde à Saúde’ – novo local

- publicidade -

A Câmara Municipal de Almada dá a conhecer a Unidade Móvel de Saúde «Dar + Saúde à Saúde», no dia 2 de outubro, a partir das 11h00, e devido à previsão, pelo IPMA, de condições meteorológicas adversas (ocorrência de chuva), para o dia 2 de outubro, a CMA decidiu realizar a cerimónia de inauguração na Biblioteca Municipal Maria Lamas, na Caparica.

Miguel Oliveira, piloto almadense que compete no Mundial de Motociclismo, na categoria de MotoGP, aceitou o convite da CMA e é o padrinho desta Unidade Móvel de Saúde.

Na ocasião, será assinado um Protocolo de Colaboração, entre a CMA e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), através do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal (ACES AS).

Enquanto entidade parceira, o ACES AS ficará responsável por assegurar a disponibilidade dos respetivos profissionais de saúde, para implementar o projeto no terreno, bem como garantir o material de desgaste necessário às atividades do projeto.

«Dar + Saúde à Saúde» é um projeto de intervenção comunitária, com recurso a uma unidade móvel, que visa a promoção da saúde de grupos vulneráveis em contexto comunitário.

Enquadra-se numa estratégia municipal de saúde, preconizada pela Organização Mundial de Saúde, sob orientação do Ministério da Saúde e promovida localmente pela CMA, em colaboração com as instituições do concelho.

Esta Unidade Móvel de Saúde destina-se à população em geral, com especial enfoque nos grupos vulneráveis que habitam nos territórios de maior vulnerabilidade e tem como objectivos promover a vigilância da saúde e o autocuidado e a corresponsabilização em saúde; aumentar a literacia em saúde; garantir a cobertura vacinal da população que eventualmente não se encontre integrada no Serviço Nacional de Saúde (SNS), com especial enfoque na população migrante; identificar e encaminhar situações de risco; promover rastreios, nomeadamente o rastreio do cancro de pele, junto à praia, imunidade do COVID-19 e todos os outros que os técnicos de saúde possam referenciar.

A Unidade Móvel de Saúde «Dar + Saúde à Saúde», é uma iniciativa da CMA e tem como principais parceiros a Direção-Geral de Saúde, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) – Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal (ACES), o Hospital Garcia de Orta.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui