AlmadaCultura

Almada | Festival de Almada – Smashed2

Na primeira versão deste espectáculo, em 2010, a trupe inglesa aceitava sem problemas aquela que é a principal falha, ou o terror de qualquer malabarista que se preze: a queda de um objecto ao chão.

Durante o espectáculo caíam no palco várias maçãs e peças de louça, aceitando-se a falha e a perturbação do trabalho dos colegas. Essa primeira versão de Smashed consistia numa sucessão de quadros vivos que evocavam a guerra, um amor perdido e o charme ultrapassado do ritual do chá das cinco. 

Em Smashed2 os malabaristas reinventam-se a si próprios. Sete mulheres e dois homens fazem uma crítica ácida ao espectáculo que já haviam criado há uma década. O ambiente torna-se mais sombrio, e perde a inocência. Em vez de brincarem levianamente uns com os outros, os intérpretes atacam-se entre si sem dó nem piedade, inspirando-se sempre na linguagem coreográfica do tanztheatre de Pina Bausch, que homenageiam. 

Criada em 1992 pelos malabaristas Sean Gandini e Kati Ylä–Hokkala, em trinta anos de actividade a companhia Gandini Juggling não pára de reinventar a arte do malabarismo no quadro do circo contemporâneo, tendo já actuado em mais de cinquenta países. 

A criação que agora chega a Almada assenta numa mistura sensacional de virtuosismo e movimento — para oitenta laranjas, sete melancias e nove malabaristas.

Smashed2

Gandini Jugglling (Londres, Inglaterra) 

Interpretação: Kati Ylä-Hokkala, Luke Hallgarden, Yu-Hsien Wu, Dulce Duca, Cecilia Zucchetti, Val Jauregui, Frederike Gerstner, Lynn Scott, Sean Gandini

Colaboração na encenação Ben Duke 

Luzes Guy Dickens

Duração 1h00m

Classificação M/12

De Sean Gandini e Kati Ylä-Hokkala

Escola D. António da Costa, Palco Grande

QUA 6 22h


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *