AlmadaCultura

Almada | Festival de Almada – Noite de Reis

Um clássico de Shakespeare encenado por Peter Kleinert e levado à cena pela Companhia de Teatro de Almada

Nesta peça assistimos à história de Viola, que chega a uma terra chamada Ilíria na sequência de um naufrágio no qual julgara ter-se afogado o seu irmão, Sebastião. Para evitar os perigos de se apresentar como mulher numa terra estranha, decide disfarçar-se de homem, e passa a ser Cesário, um criado logo contratado pelo Conde Orsino.

A sua tarefa consistirá daí em diante em ser portador das apaixonadas mensagens do Conde para a princesa Olívia, que no entanto não lhe retribui os sentimentos amorosos. Só que a princesa Olívia, ao mesmo tempo que recusa o amor do Conde, acaba por apaixonar-se pelo mensageiro, ou seja, por Viola disfarçada de Cesário. Na verdade, Viola/Cesário — que entretanto também se apaixonara pelo seu patrão — acaba por ficar em muito maus lençóis. Mas esta é apenas uma pequena parte da grande confusão que se instala quando finalmente aparece o irmão gémeo de Viola, Sebastião, que afinal não se afogara no naufrágio do início da história.

O maravilhoso jogo shakespeariano, que se desenvolve em torno da ideia de identidade, resulta numa comédia insana e violenta, cheia de graça mas também melancólica. Nesta peça está-se constantemente a brincar com os tipos-sociais e a identidade de género. É uma verdadeira comédia — caótica, utópica, à moda antiga. 

Peter Kleinert, encenador e dramaturgista alemão, trabalhou nas décadas de 70 e 80 com Peter Schroth. Em 1982 ambos dirigiram A excepção e a regra, de Brecht, para a CTA. Após a reunificação de Alemanha, tornou-se professor na renomeada Academia de Teatro Ernest Busch, dirigindo habitualmente espectáculos na Schaubühne de Berlim. Como encenador, trabalhou em Sidney, Pitsburgh, Glasgow, Lyon e Salzburgo. Em 2018 regressou a Almada para dirigir A boa alma de Sé-Chuão.

Companhia de Teatro de Almada

Texto de William Shakespeare

Encenação de Peter Kleinert

Interpretação André Pardal, Ariel Rodriguez, Binete Undonque, Carolina Dominguez, Diogo Bach, Erica Rodrigues, Ivo Marçal, João Cabral, João Farraia, Leonor Alecrim, Pedro Walter

Cenografia Céline Demars

Figurinos Ana Paula Rocha 

Luz Guilherme Frazão 

Música Ariel Rodriguez

Voz e elocução Luís Madureira

Língua Português

Duração 2h00m (previsão) c/ intervalo

Classificação M/12

Teatro Municipal Joaquim Benite, Sala Principal

TER 5 – 21h30

QUA 6 – 21h30


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *