Almada

Almada estuda efeitos de riscos sísmicos

No dia 30 de junho, iniciou-se o projeto Almada – Comunidade Resiliente: Estudo do Risco Sísmico, e com base nos resultados deste, será desenvolvido um plano de emergência municipal para o risco sísmico.

Este estudo resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almada e o NESDE – Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas, unidade do Departamento de Estruturas do LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P).

O projeto Almada – Comunidade Resiliente: Estudo do Risco Sísmico será realizado até setembro de 2022 e comporta quatro tarefas: caraterização da perigosidade sísmica; caracterização da exposição e vulnerabilidade do edificado e da população; avaliação do risco sísmico e comunicação do risco sísmico, conhecimento sobre a perceção social do risco e sensibilização pública para a sua redução.

A análise destes cenários sísmicos e suas consequências permitirá a elaboração de um plano especial de emergência municipal para o risco sísmico, desenvolver estudos de mitigação do risco e de recuperação pós-sismo e a elaboração de mapas de risco sísmico para o território.

Os danos resultantes dos sismos são originados muitas vezes pelas atitudes da população, durante e após o evento, e não do sismo em si.

Serão também desenvolvidos os conteúdos a divulgar sobre risco e medidas protetivas (o que comunicar?); a estratégia de comunicação a adotar (como comunicar?); e os grupos-alvo (a quem comunicar?).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *