AlmadaPaís

Almada | ‘Engenheiras Por Um Dia’ vai integrar Mês das Competências Digitais

O Mês das Competências Digitais arranca esta segunda-feira com ações em todo o país, e terminirá a 24 de outubro com um fórum que lançará novas iniciativas como o Emprego + Digital 2025, disse à Lusa o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

O Mês Nacional das Competências Digitais tem uma cobertura nacional e dedica-se, em particular, às competências básicas de toda a franja da população portuguesa – cerca de 15,6% – que não usa a Internet.

Paralelamente ao Mês das Competências Digitais arranca também a campanha de comunicação #tratarodigitalportu, que estará presente nos canis televisivos, multibancos, transportes públicos, entre outros, com o objetivo de aumentar a digitalização de pessoas e organizações.

No dia 21 de outubro decorre o ‘Open Day’ nas escolas, uma parceria com o Ministério da Educação para que os jovens que estão nas nossas escolas tragam os familiares mais velhos, aqueles que querem dar o salto para digital e os ajudem neste processo.

«Temos durante todo o mês um conjunto alargado de ações a nível municipal, vamos estabelecer protocolos com a PSP e com a GNR, temos as engenheiras por um dia que vão ajudar a que, através de eventos internacionais, haja uma polarização na importância das capacitações técnicas e digitais das nossas jovens», explicou o governante.

«E temos também, ao nível do ensino básico, ações concretas para o pensamento computacional, ajudando a que de facto todos na sua vida futura possam ser agentes para fazer do digital um companheiro efetivo na esfera da competitividade e do crescimento económico do próprio país», rematou.

O calendário das iniciativas inclui ações municipais ‘Eu Sou Digital’ (sessões de capacitação de competências básicas digitais com pessoas com mais de 45 anos); EuSouDigital@Escolas (parceria com o Ministério da Educação, em que junta alunos e avós de todo o país); ENSICO (que leva aulas de computação a jovens do ensino básico); Engenheiras Por Um Dia (Conferência ‘Shaping The Digital Future – Dia Internacional das Raparigas, em Almada); bem como a disponibilização do primeiro calendário de oferta formativa da Academia de Cibersegurança (C-Academy) do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

Em 24 de outubro, tem lugar o Fórum Nacional das Competências Digitais, no qual será feito um balanço de algumas das ações empreendidas ao longo dos últimos anos e o lançamento de novas iniciativas.

«Chamo a atenção, em particular, para a iniciativa Emprego + Digital 2025, que compreende um conjunto de ações formativas para as empresas, para os líderes, para os formadores, para aqueles que trabalham individualmente», destacou Mário Campolargo.

Também serão lançadas ações para as competências na área de cibersegurança, uma vez que outubro é também o mês da cibersegurança a nível europeu.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *