AlmadaCrimeDistritosSeixal

Almada e Seixal com mais queixas por criminalidade no distrito

Os concelhos de Almada e do Seixal foram aqueles em que se registaram mais queixas por criminalidade geral no distrito de Setúbal, conforme indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) 2021.

Neste âmbito, registaram um aumento nas ocorrências os distritos de Lisboa com mais 2.190 (+3,1%) participações; RA Açores com mais 735 (+7,9%) participações, Beja com mais 561 (+14,9%) participações e Setúbal com o registo de mais 426 (+1,5%) participações.

Também Castelo Branco registou um aumento das queixas de mais 361 (+7,1%) e Viana do Castelo com mais 355 (+6%).

Em 2021 foram registadas no distrito de Setúbal um total de 28.679 participações por criminalidade (28.253 em 2020).

Por município, é Almada que lidera o número de participações em 2021, com um total de 6.112, seguindo-se o concelho do Seixal, com 3.961, e a capital do distrito, Setúbal, com um total de 3.773 ocorrências registadas.

No final da lista de ocorrências estão os concelhos de Sines com 614 ocorrências, Alcochete, 599 participações, e Alcácer do Sal, com 510 participações.

No topo das participações está o furto em veículos (no qual se inclui o furto de catalisadores) com 2.588 participações, seguido da violência doméstica, 2.068 participações, e da condução sem habilitação legal, com 1.677 queixas.

Os crimes de ofensa à integridade física voluntária simples (1.672 queixas) e a burla informática (1.661) são outros dos crimes com mais queixas, assim como o de ameaça e coação (1.426).

Os dados do RASI são remetidos pelos oito Órgãos de Polícia Criminal (OPC) que congregam a maior expressão de ocorrências registadas: Guarda Nacional Republicana (GNR); Polícia de Segurança Pública (PSP); Polícia Judiciária (PJ); Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF); Polícia Marítima (PM); Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE); Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e Polícia Judiciária Militar (PJM); e comunicadas à Direção-Geral de Política de Justiça (DGPJ), entidade dotada de competência legal delegada para a recolha, tratamento e difusão do resultado das estatísticas oficiais no quadro do sistema estatístico nacional.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *