AlmadaAtualidadeDistrito de Setúbal

Almada é o concelho da península com as rendas mais elevadas

Embora com uma tendência de aumento, já é notória nas maiores cidades a descida dos valores das rendas, e em Lisboa e no Porto as rendas desceram pela primeira vez desde que o INE divulga estes dados.

A análise é do Jornal de Negócios, a partir dos dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), e demonstram que embora as rendas tenham aumentado em 2020, tendo com em conta a mediana do país, nas maiores cidades é visível a quebra nos valores praticados nos novos contratos.

Os dados do INE dão conta de que o valor mediano das rendas de alojamentos familiares, nos novos contratos de arrendamento, fixou-se em 5,61 euros por metro quadrado no segundo semestre de 2020, um aumento de 5,5% face a igual período do ano anterior.

Lisboa registou uma queda anual de 4,18%, enquanto no Porto as rendas recuaram 1,5%.

No 4.º  trimestre  de  2020, nos  24  municípios  com  mais  de  100  mil  habitantes, quase todos  os  municípios  das áreas  metropolitanas  de  Lisboa  e  Porto, registaram rendas medianas superiores à nacional, mas  variações homólogas diferenciadas.

Destacam-se  com  valores  de novos  contratos  de  arrendamento  mais  elevados  e  com  diminuição  nos  valores  de  rendas,  os  municípios  de Lisboa (-9,1%),  Oeiras  (-8,1%),  Porto  (-7,7%), Cascais  (-3,7%)e  Amadora (-2,7%). 

Em sentido inverso, com  aumento  dos valores de rendas, destacam-se Odivelas (+2,7%) e Almada (+0,6%), que também no 2.º  semestre  de  2020  apresentava o valor mais elevado da península (8,20 €/m2).

No que respeita aos contratos de arrendamento, no segundo semestre de 2020 foi registado o maior número de contratos de arrendamento do país, 7 968 novos contratos celebrados, +18,6% que no período homólogo.

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Vila Franca de Xira, Odivelas, Setúbal e Almada apresentaram, simultaneamente, um valor mediano das rendas em novos contratos de arrendamento destinados à habitação acima do valor nacional (5,61 €/m2) e taxas de variação, face ao período homólogo, superior ou igual à do país (+5,5%).

Por outro lado, no distrito foi o concelho do Seixal que apresentou taxas de variação homóloga dos  valores de renda inferiores às verificadas  no  país e, simultaneamente, rendas de habitação em novos contratos acima do valor nacional.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *