AlmadaAtualidadeBarreiro

Almada e Barreiro voltam ao recolher obrigatório a partir das 13h00

São 113 os municípios em ‘risco muito elevado ou extremo’ de transmissão de covid-19 que este fim de semana vão estar mais uma vez em recolher obrigatório a partir das 13h00, com comércio e restauração a ter de encerrar a essa hora.

Na Área Metropolitana de Lisboa apenas os municípios de Lisboa, Loures, Almada e Barreiro estão sob recolher obrigatório este fim de semana, enquanto na Área Metropolitana do Porto todos os concelhos terão essa restrição.

Este é o sexto fim de semana consecutivo em que a proibição de circulação na via pública a partir das 13h00 até às 05h00 ao fim de semana é aplicada nos concelhos considerados de risco muito elevado ou extremo de transmissão pelo novo coronavírus.

Apesar de a lista de níveis de risco ter sido atualizada na quinta-feira pelo Governo, as restrições aplicadas devido à pandemia de covid-19, mesmo que tenham subido ou descido de nível, permanecem sem alteração até à entrada em vigor do novo estado de emergência, em 24 de dezembro e entre estes vão passar a constar também a Moita e o Montijo.

Conforme explicou há 15 dias o primeiro-ministro, António Costa, a estratégia do Governo é manter o esquema em vigor até ao Natal, reduzindo depois um pouco as restrições nas festas.

São consideradas exceções à obrigatoriedade de encerramento às 13h00 os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados, com entrada autónoma e independente a partir da via pública.

Em novembro, o executivo dividiu os 278 municípios do continente em quatro grupos, consoante o nível de risco de transmissão – moderado, elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960). As listas podem ser consultadas em www.covid19estamoson.gov.pt


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *