AlmadaSociedade

Almada | Arrancou o projeto ambiental “Electrão” de recolha de eletrodomésticos

A Câmara Municipal de Almada em colaboração com o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos dia 10 de dezembro, lançou um serviço ambiental de recolha de eletrodomésticos ao domicílio, que começará a sua primeira etapa no Concelho de Almada, nas Freguesias de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade, Pragal, Laranjeiro e Feijó, tal como indica a Câmara Municipal de Almada em comunicado ao Diário do Distrito.

A população almadense para solicitar este serviço terá que “ter pelo menos um eletrodoméstico
volumoso para encaminhar para reciclagem, mas na altura da recolha podem aproveitar para entregar outros pequenos equipamentos elétricos fora de uso, lâmpadas ou mesmo pilhas e baterias usadas.”, tal como indica a CMA.

Igualmente, os munícipes que desejarem a recolha dos seus eletrodomésticos terão que requerer o serviço nos dias úteis das 9h00 às 17h00, e as recolhas são totalmente gratuitas.

O projeto que tem sido bastante eficaz no concelho de Lisboa, esteve presente no Mercado de Natal Amigo da Terra, na Praça São João Batista em Almada no dia 10 de dezembro e promoveu aos os munícipes o Jogo da Reciclagem, uma ação didática e interativa que promoveu o conceito ambiental do projeto “Electrão”.

O representante do Electrão, Ricardo Furtado, diretor-geral adjunto do projeto, afirmou que o projeto dinamizará a recolha de grandes e pequenos eletrodomésticos nas 6 freguesias de Almada, permitindo assim a recolha de certos equipamentos como pilhas ou lâmpadas, tal como é indicado no comunicado da CMA.

Furtado, acrescentou ainda no comunicado que o projeto “tem o mérito de ajudar a combater o problema da acumulação de equipamentos elétricos usados em casa. Incentivamos a população a reciclar e ao mesmo tempo promovemos o desvio de equipamentos, que são deixados na via pública, e a sua consequente canibalização”, realçando com esta afirmação, a importância de práticas amigas do ambiente que a população poderá agora adotar com a implementação do projeto no seu conselho.

Rui Carvalheira, diretor municipal dos Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Almada, afirmou no comunicado da CMA que os eletrodomésticos que se encontram na via pública causam vários problemas ambientais para a população, podendo em alguns casos prejudicar a saúde dos munícipes alerta para o abandono de muitos eletrodomésticos na via pública.

Neste âmbito a Câmara Municipal de Almada colabora com o “Electrão”, de forma a promover uma solução ambiental viável para os eletrodomésticos avariados ou que já não tenham dos seus munícipes, visto que os serviços municipais não conseguem transportar eletrodomésticos de grande dimensão, causando assim alguns obstáculos à reciclagem dos mesmos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *