AlmadaPaís

ALMADA – Antigas instalações da Lisnave recebem exercício ‘EGEX18’

No âmbito do exercício EUROGENDFOR LIVEX (EGEX18), que decorre desde o dia 22 de Outubro, na zona de Almada, a Guarda Nacional Republicana (GNR) organiza durante a manhã desta sexta-feira, nas antigas instalações da LISNAVE, em Cacilhas – Almada, o Distinguished Visitors Day (DVD).

O DVD do EGEX18 contará com a participação 152 elementos policiais (105 estrangeiros e 47 da GNR), de várias valências, oriundos de oito outros países, designadamente França, Itália, Países Baixos, Polónia, Roménia e Espanha, Lituânia e Turquia, este último na qualidade de observador.

Para este exercício foi criado um cenário fictício de instabilidade social e política, estando prevista para o DVD a simulação das seguintes situações: acção de formação a elementos da Polícia Local; transporte marítimo de deslocados e encaminhamento para um campo de deslocados; atentado contra uma Alta Entidade, com alteração e restabelecimento da Ordem Pública; inativação de um carro-bomba; resposta a um atentado terrorista, através de forças de Operações Especiais, empenhando um helicóptero e ainda visita a um campo de deslocados, guarnecido pela Cruz Vermelha Portuguesa.

O exercício EGEX18 está a ser organizado no âmbito da Presidência Portuguesa do Comité Interministerial de Alto Nível (CIMIN), da Força de Gendarmerie Europeia (EUROGENDFOR), que constitui uma força multinacional de polícias de natureza militar, criada com o objetivo de aumentar a capacidade de gestão internacional de crises e de contribuir para o desenvolvimento da Política Comum de Segurança e Defesa.

Este exercício tem como objetivo reforçar a capacidade da EUROGENDFOR para o desempenho de ações de apoio a forças locais, através de mentoria, aconselhamento e treino, assim como missões executivas de substituição ou reforço de outras polícias, em operações de gestão de crises.

O DVD culminará com a cerimónia de encerramento do Exercício EGEX18, que será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *