Almada activa Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

A presidente da Câmara Municipal de Almada ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil

0
119
Tempo de Leitura: 2 minutos

Após audição da Comissão Municipal de Proteção Civil, a presidente da Câmara Municipal de Almada ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, depois de consultada a Comissão Municipal de Proteção Civil, ouvidos os vereadores de todas as forças políticas, os executivos da Uniões e Junta de Freguesias do concelho, com a concordância de todos.

A ativação do PMEPC permite a centralização de toda gestão e coordenação no combate a esta situação pandémica, de forma a providenciar as condições e meios indispensáveis através de uma resposta mais rápida e mais eficiente.

Da ativação do PMEPC decorrem imediatamente a montagem de uma Sala de Situação Municipal, que funciona em permanência no edifício do Serviço Municipal de Proteção Civil, permitindo centralizar e tratar toda a informação operacional relevante para a gestão do plano e as solicitações dos vários agentes de proteção civil e entidades colaborantes.

O acompanhamento permanente da situação pela Comissão Municipal de Proteção Civil, através de reportes diários à Sala de Situação Municipal e a briefings semanais em teleconferência.

A Comissão Municipal de Proteção Civil constitui-se como estrutura de coordenação política e institucional, cabendo ao Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil a coordenação operacional, conforme previsto no PMEPC.

Os Serviços Municipais e todos os trabalhadores municipais estão mobilizados, sem qualquer reserva, para todas as ações inerentes à Proteção Civil, da iniciativa de qualquer agente da Proteção Civil, em articulação com a Sala de Situação Municipal.

Com a ativação do PMEPC está igualmente a ser preparado um conjunto de medidas que já foram identificadas como prioritárias como a interdição do acesso ao pontão da Costa de Caparica; o reforço da fiscalização para cumprimento do período de isolamento por parte da população, especialmente junto da população mais idosa; encerramento de parques infantis; o acompanhamento do encerramento dos parques de campismo.

A direção do PMEPC é da responsabilidade da presidente da CMA, sendo o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil responsável pela sua implementação.

Integram este plano: GNR, PSP, Forças Armadas, Corpos de Bombeiros, Capitania do Porto de Lisboa, Autoridade Marítima Local, Comando Local da Policia Marítima, Autoridade de Saúde Local, Hospital Garcia de Orta, Agrupamento de Centros de Saúde de Almada / Seixal, INEM, SMAS de Almada, representantes das Uniões/ Junta de Freguesia e outras entidades parceiras.

A autarquia almadense alterou também os horários da recolha de resíduos urbanos, dada situação extraordinária atual, pelo que esta está a ser feita dia e noite, fora dos horários habituais, mas a abranger todas as zonas do concelho.

Fonte: Câmara Municipal de Almada

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira o seu comentário
Nome