AlmadaCultura

ALMADA – 3.º Encontro Ibérico de Leitores de Saramago

Almada vai ser o concelho anfitrião do 3.º Encontro Ibérico de Leitores de Saramago, nos dias 16, 17 e 18 de Novembro, na Biblioteca Municipal José Saramago.

O encontro é realizado na data do aniversário de José Saramago (16 de Novembro), em território nacional e espanhol, este encontro pretende realizar um sonho do escritor: «Seria perfeito poder reunir em um só lugar, sem diferenças de países, de raças, de credos e de línguas, todos quantos me lêem, e passar o resto dos meus dias a conversar com eles».

O objetivo é dar a voz aos leitores de Saramago, como se tratasse de uma sessão de um clube de leitura, e contribuir para o crescimento da comunidade de leitores da obra de José Saramago, através da sensibilização para a leitura da sua obra.

Dirigido aos leitores, admiradores e estudiosos da obra de Saramago e da vida do escritor, a participação no encontro é gratuita, mediante inscrição on-line.

O 3.º Encontro Ibérico de Leitores de Saramago é organizado pela Câmara Municipal de Almada, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago, o promotor da Aula Saramago – Diego Mesa, a Fundação José Saramago e o Centro Andaluz de Letras.

Na sessão inaugural, dia 16 de Novembro, às 21h00, estarão presentes Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, Ângela Carvalho Ferreira, secretária de Estado da Cultura, e Silvestre Lacerda, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, e serão apresentados ‘O Último Caderno de Lanzarote’, de José Saramago, e ‘Um país levantado em alegria’, de Ricardo Viel, da Fundação José Saramago.

No sábado, 17 de novembro, os leitores de Saramago estarão em destaque. Também Miguel Gonçalves Mendes, realizador do documentário José e Pilar estará à conversa durante a tarde. À noite, a atriz Joana Manuel dará voz a algumas das personagens femininas criadas pelo Prémio Nobel da Literatura português.

A encerrar o 3.º Encontro Ibérico de Leitores de Saramago é proposta uma Viagem com Saramago, que contará com a presença de Pilar del Rio. Um percurso baseado na obra O ano da morte de Ricardo Reis, a partir da Fundação José Saramago, que culminará numa travessia de cacilheiro para Almada inspirada na obra Viagem a Portugal (iniciativa com inscrição prévia, com partida e transporte de Almada).

Fonte: Câmara Municipal de Almada


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *