Atualidade

Algarve com falta de enfermeiros: três profissionais para cada 90 doentes urgentes

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) teve na tarde de segunda-feira três enfermeiros para 90 doentes urgentes e um único profissional para 20 doentes em serviço de observação (SO).

Esta situação ocorre alguns dias depois de 65 dos 72 enfermeiros do serviço de urgência terem assinado uma declaração de recusa de responsabilidade devido à falta de profissionais, resultando na sobrecarga de trabalho e na exaustão dos profissionais.

“Hoje há [no Hospital de Faro] uma situação que é humanamente impossível, apesar de os colegas darem a melhor resposta, mas cada enfermeiro tem ao seu cuidado cerca de 30 doente do serviço de urgência (SU), com diversos níveis de complexidade. Por muito que eles queiram dar bons cuidados, estão preocupados com o que possa advir de segurança de cuidados”, admitiu à Lusa o presidente da secção sul da OE, Sérgio Branco.
Sérgio Branco admite no entanto que “há mais enfermeiros no SU” no HDF mas adstritos a outros postos de trabalho, cirurgia, ortopedia e outros, realçando que “o que está em causa” é que estes três enfermeiros “têm à sua responsabilidade 90 doentes”.

ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *