Atualidade

‘Alex’ leva IPMA a lançar aviso amarelo para Norte e Centro do país

O IPMA vai colocar as regiões Norte e Centro sob aviso amarelo na sexta-feira, 2 de Outubro, devido à superfície frontal associada à depressão Alex, que vai estar centrada entre o Reino Unido e a França.

A superfície frontal ao passar por território continental, trará consigo chuva e rajadas que poderão atingir 75km/h junto ao litoral e até 110 km/h nas terras altas.

Em comunicado, o IPMA adianta que «esta depressão tem associado um sistema frontal de atividade moderada, que se aproximará a partir do final da tarde de dia 1, e irá atravessar todo o território durante o dia 2, acompanhado de precipitação localmente intensa nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela».

Para sexta-feira prevê-se também uma descida de temperatura, em especial da máxima, que irá variar aproximadamente entre 12 e 18°C nas regiões a norte do vale do Tejo e entre 18 e 25°C a sul, com aumento significativo da agitação marítima na costa ocidental, em particular entre o início da manhã de dia 2 e a madrugada de dia 3, em especial a norte do cabo Raso, onde a altura significativa das ondas poderá atingir 4 a 5 metros.

Segundo o grupo de meteorologia ‘Meteo Corroios’, com a preia-mar prevista para sexta-feira às 16h37, com uma altura de 3,80 metros, a coincidir com vento forte a muito forte, poderão ocorrer galgamentos em zonas costeiras / ribeirinhas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *