Destaque

Alerta Vulcânico na Ilha de São Jorge

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, o CIVISA, elevou o nível de alerta vulcânico na ilha de São Jorge para V4 (de um total de cinco níveis), o que significa “possibilidade real de erupção vulcânica.

O Governo da Região Autónoma dos Açores em conjunto com a Proteção Civil, ativaram o Plano Regional de Emergência, devido à elevada actividade sísmica que se tem registado na ilha de São Jorge desde sábado, uma atividade que se tem vindo a intensificar.

Em declarações aos jornalistas, Clélio Meneses frisou que “os planos de emergência municipais dos concelhos de São Jorge, Calheta e Velas, também já foram activados, e têm efeitos imediatos”.

As entidades regionais e nacionais, como a Protecção Civil nacional, o INEM e a Cruz Vermelha estão a trabalhar também em parceria, e juntos preparam a sua “intervenção numa possível catástrofe”.

Clélio Menezes faz questão de dizer que, “o aconselhável é que as pessoas que vivem, entre as Velas e a Fajã das Almas, façam uma deslocação das suas residências, sobretudo as pessoas com mobilidade reduzida, pessoas dependentes de terceiros para as suas actividades básicas, residentes em edifícios sem garantias de segurança anti-sísmica e sobretudo residentes em zonas próximas de vertentes ou falésias de particular perigosidade de deslizamento ou desabamento, como são as fajãs”, acrescentou.

Contas feitas, desde sábado, foram registados mais de 2.000 sismos na Ilha de São Jorge, 142 foram sentidos pela população, e os dados revelam que são cada vez mais constantes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *