Alcochete

Alcochete: Festa do Círio dos Marítimos candidata a Património Cultural Imaterial

publicidade

A Festa do Círio dos Marítimos de Alcochete foi submetida a uma submissão do pedido e inventariação ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, da Direção-Geral do Património Cultural.

“A Festa do Círio dos Marítimos de Alcochete tem mais de 500 anos e está intrinsecamente ligada á comunidade marítima de Alcochete, abrangendo nos últimos anos grande parte da comunidade do concelho”, completa a nota de imprensa do município.

Vasco Pinto, vereador da Cultura e Identidade Local, admite que “é um passo importante que damos na valorização da nossa identidade coletiva. Como todos sabemos, o Círio dos Marítimos de Alcochete é a manifestação popular mais antiga do nosso concelho e representa a devoção do nosso povo à Nossa Senhora da Atalaia. Está intimamente ligada ao cumprimento de uma promessa e é parte importante da nossa história coletiva, das nossas tradições, dos nossos costumes, no fundo do nosso ADN. Por tudo isto, importa através da inscrição da Festa do Círio dos Marítimos de Alcochete no Inventário Nacional preservar uma tradição que todos nós queremos que tenha futuro”.

Vasco Pinto completa ainda que:“Queremos garantir que a nossa identidade cultural é transmitida de geração em geração. O passo que nos propomos dar faz parte de uma ampla estratégia que visa preservar, valorizar e promover as tradições locais do nosso concelho. No fundo queremos valorizar aquilo que nos distingue enquanto comunidade e que tanto nos orgulha”.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui