Alcochete

Alcochete elege representantes ao 14.º Concurso Nacional de Leitura

O município de Alcochete elegeu os seus representantes para a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL) numa prova que teve lugar no dia 20 de fevereiro, através da plataforma Teams, devido à pandemia de covid-19.

No total, estiveram 12 alunos a concurso nesta fase municipal. Os seis vencedores seguem, agora, para a fase intermunicipal que decorrerá a 13 de abril, em Loures (ou de forma online, dependendo das medidas de contenção da pandemia).

Os representantes vencedores do 1.º ciclo são Maria Inês Neves, Tomás Contramestre (ambos do Colégio Penas Real) e Gonçalo Batista (da EB de S. Francisco) e os representantes do 2.º ciclo são Constança Fernandes (EB 2,3 El-Rei D. Manuel), Leonor Ventura e Carolina Antunes (Colégio Penas Real).

A prova municipal do CNL foi constituída por três momentos: a prova de conhecimentos, realizada pela plataforma digital Kahoot, a prova de leitura expressiva e a prova de comentário (vídeos previamente gravados pelos alunos).

As provas tiveram como base os livros «Capitão Rosalie», com texto de Timothée de Fombelle e ilustrações de Isabelle Arsenault, da editora Orfeu Negro, para os participantes do 1.º ciclo, e «A Praia dos Inúteis», do autor Alex Nogués e da ilustradora Bea Enriquez, com chancela Akiara Books, para o 2.º ciclo.

A avaliar os participantes esteve um júri composto por Helena Cruz, em representação da Biblioteca, Ana Margarida Oliveira, professora, escritora e animadora da rádio RFM, e Margarida Costa, coordenadora interconcelhia para o concelho de Alcochete da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Escolares.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *