AlcocheteAtualidadeSociedade

Alcochete | CENSA do Samouco com novo projeto no âmbito do PARES 2

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho esteve em Alcochete, para a assinatura do contrato de financiamento, relativo à candidatura da instituição CENSA ao programa PARES 2, o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

Ao abrigo destes contratos, as Câmaras Municipais são parceiras, mas é da tutela e da Segurança Social, que o aval para um novo projeto surge, com investimentos que em alguns casos cobrem grande parte das verbas.

Em Alcochete, a Autarquia financiou os 150.000€ que diziam respeito ao CENSA, o Centro Social de São Brás no Samouco, que presta serviços na área da infância e com idosos, bem como no desenvolvimento de projetos de intervenção comunitária.

A aprovação desta candidatura ao PARES 2, vem assim dar seguimento a um antigo sonho da institução, já que o novo projeto trará não só um espaço recuperado, como um aumento de oferta, tanto na vertente de creche e ATL, como no apoio aos idosos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, este tornou-se num “dia feliz, em que o sonho começa a ganhar formas de realidade”. Fernando Pinto recordou que o CENSA “ultrapassou inúmeras adversidades, teve várias vicissitudes, mais a pandemia pelo meio, e tem feito um trabalho importante com as pessos e na comunidade”.

“Há um princípio básico que é ajudar quem ajuda”, disse o autarca que acrescentou que este terá sido “o pontapé de saída para tornar realidade este sonho que todos ambicionavam”. Feliz, Fernando Pinto disse ainda que “o Samouco irá beneficiar muito com esta estrutura”.

     

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho evidenciou a importância de um “trabalho conjunto entre todas as entidades, desde a Segurança Social, à própria instituição, e claro às pessoas que ali trabalham”. Ana Mendes Godinho referiu que para além deste ser “um dia marcante para todos”, é fundamental “sermos construtores destas respostas sociais que tanta diferença fazem na vida das pessoas”.

À conversa com Diário do Distrito, a Ministra Ana Mendes Godinho, teve oportunidade de explicar o quanto “é fundamental acelerar as prioridades do ponto do vista de resposta à demografia, e o apoio às famílias para terem crianças, sendo por isso crítico conseguir alargar a rede de equipamentos sociais e creches”.

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social lembrou ainda que “com este contrato, será possível chegar aos 3.500 lugares de creches intervencionadas no país, sendo o objetivo chegar aos 10 mil”.

Em jeito de balanço, a Ministra Ana Mendes Godinho referiu ainda o quão são “importantes ter estes equipamentos de apoio às familias, neste caso num concelho como Alcochete, para fixar a população, e atrair população jovem”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *