AlcocheteDestaque

Alcochete | Câmara Municipal patrocina corridas de touros com fundos do PRR

A Câmara Municipal de Alcochete (CMA) celebrou um contrato por ajuste directo com a empresa Toiros e Tauromaquia para a aquisição de cerca de 600 bilhetes para corridas de touros no valor de 12.200 euros, escreve o Novo Semanário.

A questão fundamental é que o contrato, com data de 3 de Março deste ano, tem por “objecto principal a aquisição do serviço de eventos tauromáquicos no âmbito do “PRR (…) – Eixo da Saúde”, cuja relação está a levantar dúvidas.

Sobre a ligação entre o “Eixo da Saúde” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a realização de corridas de touros, o município liderado pelo socialista Fernando Pinto diz àquele semanário que as iniciativas tauromáquicas em causa se enquadram numa alínea do projecto (Qual)Idade + que prevê o “desenvolvimento de acções de promoção do envelhecimento activo e saudável (…)”.

A Câmara de Alcochete explica por isso que os cerca de 600 bilhetes foram “distribuídos aos seniores do concelho com mais de 55 anos inscritos no programa Seniores + Activos”.

No entanto, após consulta ao site da autarquia, é possível verificar que o (Qual)Idade +, aprovado a 2 de Outubro de 2019, terminou no final do ano passado – embora a CMA garanta que “o projecto foi prorrogado”.

Segundo o portal BASE, são cinco as corridas de touros requisitadas pela CMA à empresa Toiros e Tauromaquia. A primeira foi a 3 de Março, a favor dos bombeiros voluntários do município, e as restantes vão realizar-se a 24 de Junho e a 11, 13 e 14 de Agosto.

Entretanto, a plataforma cívica Basta de Touradas já apresentou uma denúncia no site da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, entidade responsável por negociar, contratualizar e monitorizar a execução do PRR, enquanto o Pessoas–Animais–Natureza (PAN) questionou, no site do Parlamento, a ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa sobre a actuação da Câmara de Alcochete neste caso. “Parece evidente que a promoção de espectáculos violentos e que incluem maus-tratos a animais não se pode incluir nos objectivos do PRR”.

O Diário do Distrito também pediu mais esclarecimentos à Câmara de Alcochete, mas até ao momento não conseguiu obter qualquer resposta por parte da autarquia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *