Alcácer do SalCantinho da Bicharada

Alcácer do Sal prossegue com controlo populacional de gatos errantes

O programa de controlo populacional de gatos errantes, promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal e implementado pela Associação Animais de Rua, prossegue no concelho e regressou à Comporta onde, de 9 a 12 de outubro, foram capturados, esterilizados e devolvidos mais 43 animais.

No final de junho, este projeto passou pelas localidades de Comporta, Cambado, Possanco, Carrasqueira e cidade de Alcácer e capturou para esterilização 82 gatos.

Na Comporta havia ficado pendente a esterilização de uma colónia com dezenas de animais que eram a fonte de outras colónias espalhadas pela aldeia e que era importante controlar, para evitar novos problemas no futuro.

Também de acordo com pedidos de intervenção remetidos por munícipes, está a ser efetuado o levantamento e registo de várias colónias de animais errantes no concelho, de modo a que se possa atuar sobre as mesmas com a implementação do Capturar-Esterilizar-Devolver (CED).

O Programa CED é um método eficaz de controlo da população felina no qual os animais são esterilizados e ainda identificados eletronicamente com microchip, desparasitados interna e externamente e vacinados para a raiva.

A existência de um grande número de gatos errantes não esterilizados, além de ser prejudicial ao bem-estar dos animais, causa problemas aos munícipes relacionados com a sua elevada reprodução, focos de insalubridade, ruído e odores produzidos. Com este programa, estas colónias irão diminuir com o tempo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *