CulturaDistrito de SetúbalDistritos

AJA organiza comemoração dos 90 anos de José Afonso na cidade de Setúbal

Um concerto de rua com ‘companheiros de estrada’ de José Afonso e a edição de um roteiro com ‘os lugares do Zeca’ em Setúbal constam das comemorações do 90.º aniversário de nascimento do cantautor.

A informação foi divulgada hoje, em conferência de imprensa, pela direção da Associação José Afonso (AJA), com as presenças do presidente da associação, Francisco Fanhais, e o vogal João Madeira na sede nacional desta entidade, em Setúbal.

Assinalar os 90 anos de nascimento de José Afonso, a 2 de Agosto em Aveiro, evocar os 45 aos do 25 de Abril, ‘não dissociando a passagem do Zeca pela cidade de Setúbal’, foram, segundo João Madeira, os fatores que estiveram na base da programação das comemorações, que fazem parte do plano de atividades da AJA para este ano.

A cidade sadina foi escolhida tendo em conta que José Afonso se fixou ali em 1967, ali faleceu a 23 de fevereiro de 1987 e ali se encontra sepultado.

O roteiro é da autoria do professor Albérico Afonso, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, e investigador do Instituto de História Contemporânea.

Além de um concerto ao ar livre com ‘companheiros de estrada, de estúdio e de vida’ de José Afonso (cujo cartaz ainda não está completo), as comemorações do nascimento do cantor integram ainda uma exposição com capas de edições discográficas de José Afonso pouco conhecidas do público, patente a partir de 21 de Abril, na Casa da Cultura de Setúbal, onde decorrerão também “tertúlias” sobre a obra de José Afonso.

No dia 28 de Abril, lugar para ‘Baladas e Cantares do Andarilho’, pelo músico Rui Pato, que começou a acompanhar José Afonso à viola, aos 16 anos, em Coimbra, e com quem, durante a década de 1960, gravou mais de sete discos; no dia 26 de Maio, a tertúlia toma ‘Contos velhos, rumos novos e traz outro amigo também’, com Mário Correia, autor de livros sobre José Afonso. Ambas serão moderadas pelo jornalista Viriato Teles.

O programa alarga-se às crianças, com teatro e oficinas, para «passar o legado de José Afonso às gerações mais novas», com ações na Casa de Cultura, um edifício recuperado pela autarquia e que, em 1975, foi ocupado pela direção do Círculo Cultural de Setúbal, instituição «fundamental» na vida de José Afonso e onde chegou a dar espetáculos bem como aulas de alfabetização ou de várias disciplinas do antigo ciclo preparatório, e na resistência ao Estado Novo.

As encenações teatrais para crianças têm lugar nos dias 25 e 28 de Abril, e as oficinas sobre a obra de Zeca para alunos do pré-escolar e ensino básico, realizam-se em Julho.

A nível nacional, Francisco Fanhais sublinhou a edição de correspondência inédita entre José Afonso e a família do jornalista e fotógrafo Rocha Pato, pai de Rui Pato, além de um concerto de homenagem a Rui Pato, no Fórum Lisboa, em 16 ou 17 de Novembro, conforme a disponibilidade da sala solicitada à Câmara Municipal de Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *