País

Água vai ficar mais cara em Portugal

Esta quarta-feira assinala-se o Dia Mundial da Água e Filipe Duarte Santos, do Painel Intergovernamental das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, afirmou, em declarações à rádio Renascença, que a esperada seca no próximo Verão poderá trazer o aumento dos preços.

“A água em Portugal não reflecte o seu custo real”, sublinhou Filipe Duarte Santos, acrescentando: “É inevitável que a factura da água fique mais pesada em Portugal”.

“Se queremos evitar que haja uma escassez de água, teremos de fazer este percurso que outros países já fizeram, e estão a fazer, devido a essas alterações climáticas que provocam menos precipitação não só em Portugal, mas em Espanha, em Itália, na Grécia, todo o Mediterrâneo e noutras regiões do mundo”, frisou o especialista.

Entretanto, a Comissão Europeia já deixou o aviso de que o Verão de 2023 poderá ser mais seco do que os anteriores. E Portugal, nesta fase do ano, tem situações complicadas de pouca água. “Sobretudo no Barlavento do Algarve e na Costa alentejana”, onde “muitas barragens estão abaixo dos 30%, algumas abaixo de 20%” da sua capacidade, revelou Duarte Santos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *