AlcocheteMontijoPolítica

Aeroporto | Montijo ou Alcochete só com ‘avaliação ambiental imediata’ defende PSD

O presidente do PSD, Luís Montenegro, entregou ao Primeiro-ministro uma carta na qual defende que a avaliação da localização do novo aeroporto de Lisboa não deverá demorar mais do que um ano, tem de ter uma avaliação ambiental ‘imediata’ e exige ainda uma análise de custos e prazos de cada opção.

Luís Montenegro defende que a avaliação ambiental estratégica «deverá ser concluída no prazo de um ano e poderá ficar a cargo de personalidades de reconhecido mérito técnico, académico ou científico», quer a opção passe pelo Montijo ou por Alcochete.

O líder social-democrata exige também uma análise de custos e prazos para cada opção, e por outro lado, considera ser «urgente também iniciar desde já as obras de requalificação do aeroporto Humberto Delgado, definindo medidas mitigadoras do impacto dessa intervenção».

Durante esse período, o PSD recomenda também «o aproveitamento e valorização da capacidade aeroportuária instalada no país, seja a dos aeroportos que servem a região Norte e Algarve, seja o aeroporto de Cascais».

Na mesma missiva, Luís Montenegro propõe ao Governo que seja realizada «a autonomização de uma análise comparativa dos custos e prazos de execução de cada uma das localizações em estudo, incluindo todas as infraestruturas necessárias para o bom funcionamento de cada».

Além das propostas, a carta aponta também críticas «à impotência do PS, e à coligação com o PCP e o BE», frisando que «que durante os últimos sete anos (perdidos), o Governo dispôs de todas as ferramentas democráticas e executivas para tomar uma decisão e para avançar com as obras de requalificação no aeroporto».

A carta aponta que «este ‘impasse’ conduziu-nos a uma situação caótica e inaudita na infraestrutura aeroportuária da Portela; atrasos para lá do razoável; situação logística e de handling em colapso; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras sem condições para operar; pior serviço prestado aos utilizadores e dificuldades acrescidas na situação privilegiada da TAP enquanto operador de um HUB estratégico».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *