MontijoPaís

AEROPORTO – Costa admite não ter ‘Plano B’ caso EIA chumbe aeroporto no Montijo

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu hoje que «não há plano B» para a construção de um novo aeroporto complementar de Lisboa caso o Estudo de Impacto Ambiental chumbe a localização no Montijo.

António Costa respondia à deputada do BE, Catarina Martins, que criticou a decisão do Governo de ter assinado um acordo para o novo aeroporto no Montijo sem o estudo de impacto ambiental, questionando o que irá fazer o Governo caso o projeto seja chumbado pelo referido estudo.

«Pergunta se há plano B. Não, não há plano B. O que há é um enorme problema que teremos que arcar às costas durante 10 a 15 anos porque aí a solução teria que ser pelo menos 10 a 15 anos para construir um novo aeroporto de raiz em condições de financiamento que nenhum de nós sabe dizer quais são», afirmou António Costa, citado pela Lusa.

Segundo o primeiro-ministro, não se pode «renunciar a resolver um problema que se tornou urgente para a economia portuguesa. Neste momento nós já não estamos a discutir qual é a solução ideal, aquilo que temos para discutir é qual é a solução que é possível agora, a melhor solução possível agora, para responder aos problemas que temos agora», mas voltou a garantir que «não haverá aeroporto no Montijo» se o EIA não o permitir.

No entanto deixou claro que «esperar 10 a 15 anos não é a solução possível, sendo também impossível avançar sem garantia de financiamento. É necessário recuperar 50 anos de tempo perdido e não podemos ter mais adiamentos.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *