Palmela

Adjudicada reabilitação da Capela de S. João Baptista em Palmela

A obra de reforço estrutural/reabilitação da Capela de S. João Baptista (Palmela) – 2.ª fase, foi adjudicada pelo valor de 379.803.87€.

Segundo o comunicado da Câmara Municipal de Palmela, «o objetivo é reabilitar a estrutura da Capela, dotando-a das condições de segurança e utilização necessárias ao seu bom funcionamento.

As qualidades arquitetónicas, construtivas e estruturais originais vão ser preservadas e valorizadas.»

O conjunto das obras vai incluir uma intervenção na cobertura, «para garantir a estanquicidade, boa ventilação e melhor desempenho energético.

Vão ser aplicados novos rebocos, para melhorar a resistência das paredes aos agentes atmosféricos e recuperar a imagem, coerente com o valor histórico e patrimonial do edifício. As portas e janelas vão ser repostas de acordo com a função e imagem inicial e vão ser beneficiadas.

As paredes interiores serão tratadas para permitir, noutra intervenção, a conservação e restauro de azulejos e pinturas com interesse. Os trabalhos incluem ainda a remodelação da instalação elétrica.»

A Capela de S. João é um edifício datado do século XVII, propriedade da Igreja Católica. Ao longo dos anos, conheceu vários usos e está agora a ser intervencionada, no seguimento de um protocolo entre o Município de Palmela e a Diocese de Setúbal, para garantir a sua preservação, com dignidade, e novos usos, em segurança.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *