SesimbraSociedade

Adjudicada obra de recuperação do aqueduto do Cabo Espichel

A primeira fase da obra de recuperação do aqueduto de abastecimento à Casa da Água, no Cabo Espichel, foi adjudicada na reunião de Câmara de 10 de outubro, e vai avançar dentro de poucas semanas.

A obra representa um investimento de cerca de 575 mil euros, com uma comparticipação pelo Portugal 2020, de 50% da despesa elegível, e compreende a consolidação da alvenaria, a reposição da cobertura do canal e respetiva cumeeira, a execução de rebocos com argamassa de cal e areia, semelhante à que originalmente revestia esta estrutura e a criação de uma ponte de atravessamento, sobre o aqueduto, em madeira laminada tratada, para a praia dos Lagosteiros.

Os trabalhos abrangem cerca de 1,2 quilómetros da parte elevada desta estrutura de 2,5 quilómetros, ficando a parte subterrânea para uma segunda fase. O objetivo é restabelecer a linha de água, desde a nascente, na Azoia, até à Casa da Água.

Antes da obra, foi efetuado o diagnóstico da estrutura e do sistema hidráulico. Este estudo, fundamental para perceber o estado de conservação, incluiu o levantamento de linhas, cotas, inclinações, e o registo vídeo da parte subterrânea, o que permitiu detetar, por exemplo, a existência de diversas calcificações e obstruções no canal.

A Câmara Municipal de Sesimbra vai também levar a cabo um conjunto de melhoramentos no estacionamento e na envolvente do cercado da horta, neste caso, no âmbito de outra obra, que dará continuidade ao programa de reabilitação do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, cujo exemplo mais recente é o restauro da Casa da Água, e insere-se na estratégia de recuperação e valorização do património do concelho, desenvolvida pela Câmara Municipal de Sesimbra.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *