Palmela

Adega de Palmela fornece um passeio rico e único aos sabores do vinho

O dia começa cedo, sendo que às 09h00 os mais curiosos e entusiastas sobre vinhos já têm de estar no Moments in Lounge, para começar uma visita e experiência única no mundo da vitivinicultura.

Neste espaço, que contém um restaurante que, ao longo da semana, proporciona vários momentos e atividades como música dos anos 80, entre outras, é mostrado aos visitantes como se cortam as uvas das videiras, nomeadamente a uva moscatel, tão própria de Palmela.

São servidos vários petiscos para acompanhar esta atividade, tais como chouriço, queijo seco e queijo amanteigado, bem como algumas uvas, e claro, sem esquecer do vinho rosé, vinho branco e moscatel.

Após a apanha e com alguidares cheios de uvas, é altura de ir em direção à Adega de Palmela por volta das 11h00. O percurso é feito de carro e todos seguem em grupo até ao local, onde o presidente da Adega de Palmela, Ângelo Machado, irá estar presente e pronto para receber todos os que participam na Iniciativa.

Chegando ao local, é demonstrado o percurso que a uva faz até ser transformada em vinho, com uma explicação bastante lúcida de Ângelo Marchado, que, ao longo da visita, relata e elucida os visitantes sobre a complexidade e a paixão envolvente em fazer o que em tempos era considerado o “sumo dos deuses”.

De seguida, todos são convidados a entrar noutro mundo, no instante em que pisam a Cave de Barricas da adega, onde é guardado o vinho com todas as condições necessárias para permitir a melhor qualidade e sabor desta bebida. Lá, o enólogo e engenheiro Luís Silva, irá ditar todos os detalhes e diferenças entre castas de uvas. Tapas são servidas à medida que a adega e o “arquivo vivo” são abertos, prontos para serem vislumbrados e admirados na imponência de milhares de garrafas armazenadas.

Após todos terem visto o arquivo, a adega e de terem socializado um pouco, é altura do almoço, que é acompanhado por Luís Silva, este que irá explicar a interpretação e a conjugação dos diferentes tipos de vinho nas diversas refeições. A ementa começa com Bacalhau à Brás que é servido com dois tipos de vinho branco, dos quais os visitantes poderão sentir as diferenças gustativas das diferentes castas.

Serve-se, após o bacalhau, lombinhos com ameixa, esta que vai conjugar com os sabores de dois vinhos tintos, que acompanham a proteína da carne numa riqueza de sabores que vão surpreender qualquer um que se atreva a fazer esta junção. A sobremesa é um cheesecake de frutos vermelhos, que é acompanhado por um doce e frutado moscatel, experiências que Luís Silva considera ser de “mente aberta” à degustação.

Assim, se concluí um passeio que transmite aos participantes um conhecimento que irão levar para a vida… Uma cultura, uma forma de comer, um meio de despertar sensações, que realmente transparece o que significa a vitivinicultura de Palmela.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *