FamososMundo

Actriz brasileira Aracy Balabanian morreu aos 83 anos

Aracy Balabanian, actriz brasileira bem conhecida dos telespectadores portugueses, faleceu esta segunda-feira, aos 83 anos.

A atriz encontrava-se internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, depois de em outubro de 2022, lhe ter sido diagnosticado um cancro do pulmão, mas a causa da morte ainda não foi adiantada.

Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, começou a carreira na década de 60 e participou em diversos projetos de teatro, cinema e televisão, onde estreou em 1965, ao protagonizar ‘Antígona’, de Sófocles.

Foi como ‘Cassandra’ que Balabanian ficou mais marcada na televisão, na série de humor ‘Sai de baixo’ (1996-2002).

Mas é longa a lista de participações em novelas como ‘Ti Ti Ti’, ‘Rainha da Sucata’, ‘A Próxima Vítima’, e a ‘Guerra dos Sexos’.

Foi nomeada para 11 prémios ao longo da sua carreira, tendo vencido cinco: Prémio Globo de Melhores do Ano (1995), Troféu Associação Paulista de Críticos de Arte (1996), Troféu Imprensa (1996), Troféu Mário Lago (2018) e Prêmio CinEuphoria (2019).

A sua última aparição em televisão ocorreu no especial do fim de ano de 2019 da Globo, ‘Juntos a Magia Acontece’.

Miguel Falabella, actor com quem contracenou em ‘Sai de Baixo’ deixou a indicação através das redes sociais das cerimónias fúnebres, que vão decorrer no Teatro Municipal do Rio, Salão Assyrio, esta terça-feira, e o velório será aberto, ao passo que a cremação irá contar apenas com familiares e amigos.

O actor despediu-se também de Aracy com uma sentida mensagem no seu perfil do facebook: «E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado.

Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *