AçoresAtualidadeDestaquePaís

Açores sem tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

O Governo Regional dos Açores decidiu que não irá dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, dia 16 de fevereiro, devido à situação da pandemia de covid-19, foi hoje revelado.

“O Governo dos Açores, reunido em Conselho de Governo esta manhã, e considerando a situação pandémica que se atravessa, decidiu não conceder tolerância de ponto na próxima terça-feira, dia 16, a popularmente designada por terça-feira de Carnaval”, lê-se num comunicado de imprensa.

Em 04 de fevereiro, o executivo açoriano já tinha anunciado a implementação de medidas restritivas no período de Carnaval, em todas as ilhas, para conter a propagação da covid-19, segundo o secretário regional da Saúde.

“O Conselho de Governo determinou que a partir das 20:00 de 12 de fevereiro, isto é, da sexta-feira antes do Carnaval, serão encerrados todos os estabelecimentos de comércio não-essencial e serão encerrados todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares, com exceção de ‘take-away’ e serviço ao domicílio”, adiantou na altura Clélio Meneses.

A nível nacional, o Governo também decidiu não dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, por o país se encontrar em confinamento geral devido à pandemia de covid-19, sem festividades públicas.

“A tolerância de ponto visa permitir às pessoas participar em festividades e celebrações que este ano não existirão tendo em conta o atual contexto do país”, referiu à Lusa fonte do Governo de República, na sexta-feira.

Na Madeira, o Governo Regional já anunciou que irá manter a tolerância de ponto concedida há décadas aos funcionários da administração pública regional no dia de Carnaval.

Existem presentemente 202 casos ativos de covid-19 nos Açores, sendo 174 em São Miguel, 21 na Terceira, quatro no Faial e três em São Jorge.

Desde o início da pandemia, foram detetados na região 3.741 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 27 óbitos e 3.409 recuperações.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.325.744 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.557 pessoas dos 770.502 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *