AçoresAtualidade

Açores: Chuva e crise sísmica aumentam risco de desabamentos de terras

O presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), Rui Marques, alertou hoje que a chuva prevista para sexta-feira e sábado pode provocar desabamentos em São Jorge.


Para Rui marques, a conjugação da chuva e da crise sísmica poderá “promover ou desencadear movimentos de vertente que, no caso da ilha de São Jorge, tradicionalmente são desabamentos que estão associados a materiais rochosos muito fraturados”.


As declarações, citadas pela agência Lusa, foram prestadas após uma reunião com o presidente do Governo dos Açores, com o presidente da Câmara das Velas e com os responsáveis da Proteção Civil, em São Jorge.


O responsável do CIVISA disse ainda que, neste momento, se está perante uma “crise sísmica dentro daquilo que é um sistema vulcânico ativo”, podendo ocorrer uma erupção ou um sismo de maior magnitude dos registados até ao momento.


A maior magnitude registada até agora foi de 3,3 na escala de Richter. Rui Marques adianta que o CIVISA, que tem neste momento sete elementos na ilha de São Jorge, está a “aumentar a capacidade de monitorização” através da “implementação de mais estações sísmicas” e de “três estações de monitorização para analisar deformação do terreno”.


O responsável do CIVISA explicou também que o nível de alerta vulcânico de V4 é o mais alto possível para a atual situação, porque o nível V5 só pode ser acionado em caso de erupção.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *