Covid-19MundoPaís

Acordo «sem precedentes» saudado com aplausos na UE

Os ministros das Finanças europeus chegaram hoje a acordo sobre um «pacote de dimensões sem precedentes» para fazer face à crise provocada pela pandemia da covid-19, anunciaram vários participantes na videoconferência conduzida desde Lisboa por Mário Centeno.

«A reunião terminou com os ministros a aplaudir», anunciou o porta-voz de Centeno na rede social Twitter, enquanto o ministro francês, Bruno Le Maire, dá conta de «um excelente acordo que garante 500 mil milhões de euros disponíveis imediatamente e prevê um fundo de relançamento no futuro».

Também o comissário europeu da Economia, o italiano Paolo Gentiloini, anunciou um acordo em torno de «um pacote de dimensões sem precedentes».

Os detalhes do acordo foram explicados numa conferência de imprensa com a participação do presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

Entre as medidas coloca-se a abertura de uma linha de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) num valor equivalente a 2% do PIB, para que os países possam financiar medidas ‘directa ou indirectamente’ ligadas ao sistema de saúde, com a condição de que estes continuem a cumprir as regras orçamentais europeias, e o financiamento não pode ser utilizado senão nos sistemas de saúde.

O Banco Europeu de Investimento irá contar com um reforço de 200 mil milhões de euros e será lançado um programa de apoio ao emprego à escala europeia no valor de 100 mil milhões de euros.

Numa futura reunião será discutida a criação de um fundo de recuperação para a economia europeia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *