Montijo

Ações da Rede para o biénio 2020-2022 apresentadas em Fórum Social

No dia 3 de dezembro teve lugar a apresentação, no Fórum Social, do Diagnóstico Social do Montijo e do Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde (PDSS) da Rede Social do Montijo para o biénio 2020-2022, que decorreu na Quinta do Saldanha.

No início dos trabalhos o presidente da Câmara Municipal do Montijo sublinhou a importância da apresentação dos dois documentos chave para garantir uma estratégia, em parceria, na área social.

“Não é aceitável que, perante a complexidade e o dramatismo dos problemas sociais contemporâneos, os valores da fraternidade continuem a ser negados por muitos. É preciso unir forças, despertar consciências e usar criatividade humana para responder aos desafios da dignidade da vida humana.

Façamos de tudo para que a solidariedade com o nosso semelhante e as respostas sociais desta cidade façam parte do movimento contra o esquecimento e, sobretudo, contra a hipocrisia”, afirmou Nuno Canta.

O encontro contou também com a presença de Natividade Coelho, diretora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social e Coordenadora da Plataforma Supraconcelhia da Península de Setúbal e Ricardo Bernardes, vereador da Câmara Municipal do Montijo, responsável pelo pelouro de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde.

“Do ponto de vista do funcionamento e das metodologias de atuação assume se, como prioridade, a importância do diagnóstico dos problemas e da inventariação dos recursos disponíveis como forma de planificar as estratégias e as metodologias de intervenção.

Daí a centralidade dos planos de desenvolvimento social como o que hoje apresentamos” afirmou Ricardo Bernardes.

“Planear para agir. Agir em parceria, estes foram e são os lemas que orientam a nossa atuação estratégica e a nossa visão de rede social” aludiu o vereador.

O Fórum contou com a apresentação e dinamização de Workshops (reflexão e partilha) subordinados aos temas Saúde, Escola e Família e Migrantes dinamizados, respetivamente, por Miguel Lemos, diretor executivo do ACES Arco ribeirinho, Paula Póvoa, diretora do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra e Ana Cardoso, do Centro de Estudos Sociais para a Intervenção Social.

O Diagnóstico Social do Montijo resulta da monitorização e avaliação da realidade social do todo o Concelho e servirá, também, para fundamentar candidaturas a programas de financiamento nas áreas e domínios identificados como prioritários.

Por sua vez o novo Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde da Rede Social do Montijo, resulta da atualização do Diagnóstico Social, tendo como primordial objetivo desenvolver processos de concertação à escala concelhia, reforçando os mecanismos de articulação da Rede Social.

Fonte: CM Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *