País

ACESSIBILIDADES – Obras na Ponte 25 de Abril começam dentro do prazo

O ministro do Planeamento, Pedro Marques, garante que as obras na ponte 25 de Abril estão ‘seguras’ e estima que estas começam este ano ou no início de 2019 conforme o previsto, uma vez que os procedimentos concursais estão a decorrer.

Pedro Marques está a ser ouvido hoje na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas na Assembleia da República, e numa intervenção inicial sobre a ponte 25 de Abril, no âmbito de um requerimento do CDS-PP, o governante precisou que ‘foi feita a escolha da empresa que apresentou a proposta melhor’ para a monitorização da empreitada, estando agora ‘em fase de audiência prévia’ dos interessados nesse concurso, refere a Lusa.

Uma vez que ainda não foi escolhida a empresa que irá fazer a intervenção na infraestrutura, o ministro afirmou que ‘mantemos a perspetiva de que a obra se possa iniciar ainda este ano, ou então no início de 2019, como previsto no calendário’.

Pedro Marques deu ainda conta de que a ponte, que regista mais de 100 milhões de utilizações anuais, continua a ser monitorizada pelo Instituto Superior Técnico (IST) e pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o que já acontece ‘há vários anos’.

Depois da divulgação de um relatório do IST em Janeiro, que denunciou a existência de fissuras na infraestrutura, o executivo autorizou em Março a intervenção na ponte, a ser feita pela Infraestruturas de Portugal (IP).

A Ponte 25 de abril vai ser alvo de trabalhos de manutenção durante dois anos, orçados em 18 milhões de euros, obras essas que vão obrigar a cortes de trânsito em maio e outubro de 2019, segundo a IP.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *