Parceiros
AgendaCastelo Branco

Acampamento nacional de escuteiros está de regresso

O evento acontece de cinco em cinco anos e junta escuteiros do país inteiro

O ACANAC, Acampamento Nacional de Escuteiro, que acontece de cinco em cinco anos e é organizado pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, está de regresso.

Este grande evento escutista, reúne participantes de todas as regiões de Portugal incluindo ilhas e recebe ainda escuteiros de vários países.


nesta edição, além dos participantes portugueses, estarão presentes escuteiros de 24 nacionalidades, entre os quais 50 aventureiros ucranianos.

Durante uma semana inteira, os principais objetivos deste grande encontro, são a partilha de experiências, aprendizagens e desenvolver atividades na comunidade.

O grande acampamento, fica localizado no Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE), no Monte Trigo, em Idanha-a-Nova, que conta com uma área de 79 hectares.

Este ano existe uma novidade, pois “Nesta 24.ª edição do ACANAC haverá, porém, dois outros acampamentos: um, nas margens da Barragem Marechal Carmona, em Idanha-a-Nova, e junto à Barragem da Toulica, em Zebreira”.

Através da informação disponibilizada, sabemos que serão erguidas cerca de 3.500 tendas e durante a semana de acampamento e atividades, vão ser distribuídas cerca de 333 mil refeições.

Tal como nas edições anteriores, no local que é muitas vezes apelidado de cidade escutista, terá á disposição dos participantes um hospital central de campo, acompanhado por quatro enfermarias, que prestam todo o apoio necessário a um evento deste gênero.

Este evento, na sua zona central, contará com exposições de vários parceiros, bem como de todas as 20 regiões que compõem o Corpo Nacional de Escutas.

Está mega cidade de escuteiros, terá um campo náutico, um campo aventura, dois supermercados com 1.000 metros quadrados cada, seis bares e dois refeitórios com capacidade para 60 mil refeições.

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova tem apostado na dinamização do movimento escutista, e colabora com todos os seus meios disponíveis para ajudar na organização e sucesso do evento.

Com esta parceria entre o município e  o CNE, Idanha-a-Nova ganha visibilidade e mantém a tradição de acolher estes últimos grandes encontros escutistas, como nós últimos anos de 2007, de 2012 e 2017.

Segundo a autarquia, durante a semana do evento, a população de Idanha-a-Nova irá crescer 117%.

O ACANAC 2022, terá como tema “Construtores do amanhã” e celebra também os  100 anos do CNE, que se comemoram no próximo ano de 2023.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.