Parceiros
AtualidadeMobilidade

Aberto concurso para 145 autocarros eléctricos/hidrogénio para Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto

- publicidade -

O Fundo Ambiental lançou o Aviso Concurso Descarbonização dos Transportes Públicos, no valor de 48 milhões de euros, para promover a mobilidade sustentável nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, valor que deverá permitir a aquisição de 145 autocarros.

Estes veículos têm de ser movidos exclusivamente a eletricidade (baterias) ou a hidrogénio (pilhas de combustível), e o valor engloba a instalação dos correspondentes postos de carregamento.

A medida tem como principal objetivo a promoção da utilização do transporte público através do reforço da oferta, do aumento do conforto e da qualidade de serviço prestado, assim como da descarbonização e apoio à transição energética do setor dos transportes, através da redução da emissão de gases de efeito de estufa e do aumento da incorporação de energias renováveis no setor dos transportes.

Trata-se do terceiro aviso integrado no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com a mesma finalidade, sendo que os dois primeiros avisos permitiram adquirir 709 autocarros de elevada performance ambiental (556 a gás natural e 153 elétricos), num investimento de 204 milhões de euros e beneficiaram operadores de transportes coletivos em todo o país.

O terceiro aviso, lançado este ano, excluíram-se as áreas metropolitanas. Foram recebidas 43 candidaturas, em fase de análise, e estima-se que sejam adquiridos mais 135 autocarros, que beneficiarão de cerca de 40 milhões de euros do Fundo de Coesão.


SONDAGEM: Qual o seu sentido de voto nas próximas eleições legislativas a realizar no dia 30 de janeiro.
Carregue neste link para votar e partilhe
https://t.me/diariodistrito/1253

Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva no canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que fazemos no seu distrito


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *