AlmadaDesporto

A Pista Municipal de Atletismo da Sobreda recebe novo nome

Foi na Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Almada no dia 21 novembro no Fórum Municipal Romeu Correia, que a CMA votou em mudar o nome da Pista Municipal de Atletismo da Sobreda para Pista Municipal de Atletismo Alberto Chaíça.

O vereador, Filipe Pacheco, refletiu que a mudança do nome deve-se igualmente à adesão da CMA ao Programa Nacional de Marcha e Corrida da Federação Portuguesa de Atletismo e do IPDJ, que como Pacheco menciona “que a nossa Pista Municipal de Atletismo se torne passa-se a constituir como a base de um centro de Marcha e Corrida de Almada. Conseguindo assim manter as atividades de atletismo de forma recorrente.”.

Esta decisão por parte da CMA resulta igualmente como uma homenagem ao atleta olímpico originário do Monte da Caparica, Alberto Chaíça, que participou nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 na categoria de Maratona, e terminou em 8º lugar com um tempo percorrido de 2:14:17 horas, garantindo assim um diploma olímpico pela sua participação e prestação.

O atleta almadense teve uma carreira extensa com bastantes participações em Mundiais de Maratonas, tal como o Mundial de 2003 em Paris, no qual Chaíça conseguiu o 4º lugar, após ter conseguido a sua melhor marca na carreira com o 2:09:25 horas, que lhe qualificou-o para os Jogos Olímpicos de Atenas.

Em 2007, Alberto Chaíça disputou os Mundiais de Atletismo de Osaka numa tentativa de qualificar-se novamente aos Jogos Olímpicos, desta vez seria os de Pequim 2008, no entanto o atleta almadense ficou em 22º lugar com o tempo 2:23:10 horas, 10 minutos abaixo do vencedor prova.

Foi na Maratona do Porto de 2009, que Alberto Chaíça voltou às medalhas, após ter conquistado a medalha de prata depois de ter conseguido o 2ª lugar com a marca de 2:13:18 horas, a seis segundos apenas do vencedor, o atleta queniano, Johnsthone Changwony.

O 2ª lugar na Maratona do Porto de 2009, qualificou Chaíça para o Campeonato de Europa de Atletismo de 2010 de Barcelona, na qual o atleta almadense alcançou o 20º lugar com uma marca de 2:24:14 horas, a 9 minutos do eventual vencedor da prova, o atleta suíço Viktor Röthlin.

O atleta almadense tentou a qualificação aos Jogos Olímpicos de Londres 2012, depois de ter assegurado a marca 2:15:22 horas na Maratona de Amesterdão de 2011. Contudo, a marca atingida em Amesterdão não cumpriu os mínimos necessários para Chaíça qualificar-se para Londres 2012.

Após uma extensiva carreira, em representação da Seleção Nacional Portuguesa, mas igualmente a nível de clubes, tais como Sport Almada e Figueirinhas, o Grupo Desportivo e Cultural de Almada, Beira Mar Atlético Clube e Sport União e Caparica, Maratona de Portugal e Conforlimpa.

Filipe Pacheco referiu ainda que a mudança de nome da pista surge “a partir de um abaixo-assinado que nos chegou (à CMA) com muitas assinaturas.”, realçando ainda que a atribuição do nome do atleta olímpico almadense fez sentido devido à sua relevância e importância dentro do atletismo em Almada.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *