Distrito de Setúbal

A partir do dia 1 de junho Setúbal passa a ser ilustrada

A marcar presença no painel encontrava-se o vereador Pedro Pina, João Paulo, José Teófilo Duarte e claro, Cristina Sampaio que trouxerem para cima da mesa o principal assunto desta 5ª edição, sendo ele a liberdade.

Liberade que como o próprio vereador refere “ nos seus vários sentidos, seja liberdade de expressão, seja a nossa liberdade, seja a liberdade enquanto artista” apontando o recente caso de António Antunes e o seu cartoon publicado no New York Times que ao gerar uma onda de polémica o jornal internacional se viu obrigado e pedir desculpas e a retirar a imagem.

Para tal, toda a classe será representada através do ilustre artista Bernard Velhac, mais conhecido por Tignous que faleceu em 2015 aquando do atentado ao Charlie Hebdo. O próprio terá a sua obra exposta no Museu do Trabalho Michel Giacometti assim como na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Para além disso, a sua cônjugue Chloe Verlhac dará uma conferência sobre a obra e vida do autor. É nesta mesma perspetiva de cimentar a liberdade que a todos diz respeito que Cristina Sampaio recebe o convite para a 5ª edição da Festa da Ilustração e “provoca” o público através do cartoon de Trump assim como o famoso lápis azul (ligados aos tempos do salazarismo) ambos presentes no cartaz do evento. Para além disso, procura ainda através da iniciativa homenagear uma das suas grandes inspirações de seu nome Georges Remi, mais conhecido como Hergé, autor do mundialmente conhecido Tintim. Para tal, a ilustradora do Público apresentará a exposição Linha Clara (no cartaz encontra-se “Luz Clara” sendo esse um erro de edição).

A Festa conta ainda com um espaço dedicado aos ilutradores naturais ou residentes em Setúbal de forma a que os próprios se sintam acolhidos pela inicativa.

Com início marcado para as 00:00 do dia 1 de Junho, a Festa da Ilustração irá percorrer espaços de toda a cidade de forma a que os visitantes possam não só conhecer o trabalho dos artistas assim como conhecer espaços dedicados à cultura em Setúbal. Num futuro próximo será ainda lançado um jornal com cerca de 16 páginas para que todos os locais assim como a agenda em promenor seja de conhecimento público para todos os interessados. JR


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *