Opinião

A nova pérola do Distrito

Uma crónica de Pedro Dias.

Temos no nosso distrito (Setúbal) o que deve ser uma das zonas mais diversificadas de Portugal.

Temos de tudo…, praias paradisíacas, parques fantásticos, zonas vinícolas premiadas e nos últimos 2 anos, mais uma vez, o local da moda de Portugal, o Carvalhal.

Esta vila com pouco mais de mil habitantes, tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos devido ao investimento estrangeiro, que mais uma vez, viu o que os portugueses não viram ou não quiseram ver por anos.

Muitos milhões de investimento, em casas luxuosas para um turismo de luxo que cada vez mais atrai para Portugal e para a região um sem número de estrangeiros e portugueses, que veem no Carvalhal um diamante em bruto. Este é um turismo diverso, o visitar para comprar, o comprar para rentabilizar ou mesmo viver.

Num país onde o turismo incide sobre o PIB cerca de 15% (números pré-pandemia), e onde muitas vilas e cidades foram deixadas ao abandono por falta de visão e oportunidade, este investimento criou um grande número de novos negócios e empregos nesta vila que sobrevivia só com a chegada do verão.

Hoje é difícil passear pelo Carvalhal sem ouvir uma ampla multitude de línguas que não a portuguesa, onde cada vez mais existem lojas especializadas para o residente estrangeiro.

Sei que o pensamento português seria: “lá estão os estrangeiros a comprar e a tirar-nos tudo o que temos de bom”, mas se nós, (portugueses), temos medo de mudança, queremos que as coisas fiquem imóveis no tempo ou até mesmo ao abandono, eventualmente, assim teremos todas estas vilas do distrito, requalificadas por capital estrangeiro, que atrevo-me a dizer, teem mais gosto pelo nacional que os nacionalistas.

Quem fica a ganhar é a região e a vila do Carvalhal que cada vez está mais gira…


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *