CulturaMontijo

‘A Mensagem’ assinala Dia Mundial do Teatro no Montijo

- publicidade -

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, 27 de março, terá lugar, às 21h30, no Facebook do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida a leitura da “Mensagem 2021” pela Companhia de Teatro Mascarenhas-Martins.

«Havia uma ideia, uma data marcada e ensaios programados. Como uma bomba caiu uma pandemia e, com ela, os cancelamentos em prol da proteção da população e os adiamentos em prol de uma esperança de regresso à normalidade possível.

O tempo diz-nos tudo, e tudo ao mesmo tempo, gerando-se um burburinho de onde só conseguimos ouvir palavras soltas, como reinvenção, ânimo, a célebre frase de que “estamos todos no mesmo barco”, confinamento, desânimo, entre tantas. Mas como continuar à tona de água num barco que contém toda uma população no seu interior? Talvez não estejamos no mesmo barco. Talvez esteja cada um na sua banheira, a brincar com barcos de papel. Assim vemos que nem todos os barcos são feitos para estar na água.

Assim sendo – e como “nestes tempos difíceis é preciso lembrar de que somos todos humanos” – para onde vamos? E como iremos? Ora, o que é que isso importa? Aproveitemos a viagem ao máximo, mesmo que não saiamos de lado nenhum, mesmo que não seja a nossa viagem. É assim a vida, não é?»

Desde 2016 que a Mascarenhas-Martins tem comemorado o Dia Mundial do Teatro com uma leitura encenada da mensagem disponibilizada pelo International Theatre Institute.

Cada leitura é dirigida por um elemento da companhia que passa o testemunho ao próximo. Em 2020 este projeto foi interrompido com uma leitura em vídeo, na esperança de que este ano fosse possível regressar às leituras presenciais. Não sendo o caso, a comemoração volta a ser feita exclusivamente online.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui