Comunicados Institucionais

A Melhor Estratégia para Gerenciamento de Grupos

Como fazer uma excelente gestão

Gerenciar um grupo de funcionários pode não ser tão fácil quanto aparenta – a maioria do tempo gasto é utilizado procurando um balanço perfeito entre as diversas personalidades de seus empregados, enquanto você também deve focar em suas próprias tarefas.

Obter um equilíbrio entre manter o grupo motivado e cumprir com os objetivos de sua empresa é uma tarefa árdua, necessitando assim de estratégias, processos bem definidos e metas claras e atingíveis.

Neste artigo, falaremos sobre como podemos combinar todos os aspectos positivos de um gerenciamento firme e de sucesso através de pequenos segredos que não se falam todos os dias!

Nossas dicas partem desde como fazer a comunicação entre funcionários, como ser um exemplo a ser seguido, como reconhecer os esforços feitos pela sua equipe e os talentos que cada um dos integrantes possuem, assim como construir uma relação de confiança e de independência com seus trabalhadores – e por fim, como ser um líder ideal para todos os projetos que vocês desenvolverem em conjunto..

Comunique-se com a sua equipa

Converse com seus empregados, procure ter o máximo de transparência possível com a sua equipe e com o projeto a ser realizado – desde os materiais necessários para começar o projeto, quais planos serão feitos e quais desafios poderão ser encontrados durante a execução do trabalho.

Com isso, todos os funcionários devem saber todos os aspectos de um projeto, não apenas o que eles devem fazer. Assim, é possível entender o porquê fazê-lo e como isso se encaixa no resultado final. Tire um tempo no começo de todos os dias para passar a todos os funcionários qual será o objetivo diário ou semanal através de reuniões.

Há diversas maneiras de facilitar o entendimento de todos, como através de modelos de mapas mentais, por exemplo. Existem diversos sites que oferecem mapa mental modelo, como por exemplo o Vista Create.

Muito além disso, também é essencial que você peça feedback aos seus empregados. Você precisa ser o primeiro a saber de qualquer problema relacionado aos empregados ou ao projeto.

Aprenda sempre a ouvir primeiro, e mostre respeito para que seus funcionários possam trazer qualquer assunto para ser debatido com você.

Seja um trabalhador modelo

Quando você chega a uma posição de gerenciamento, seu time irá sempre procurar você para se inspirar e seguir seus exemplos.

Um gerente que demonstra entusiasmo ao trabalhar, que sempre está presente e interessado em seu projeto será um modelo a ser seguido por todos.

Por exemplo: caso você queira que seu grupo seja pontual às reuniões, comece a mudança por si mesmo – seja o primeiro a chegar.

Pratique o que você quer cultivar, pois funcionários não tendem a se entregar ao projeto vendo que seu superior não está fazendo o mesmo para colaborar.

Reconheça os esforços e talentos diferentes

Não é segredo que, além do salário, ser reconhecido pelo esforço aplicado em seu trabalho é extremamente motivador. Por mais simples que seja, não se esqueça de dizer “bom trabalho” ao seu subordinado.

Quando todos do time estiverem motivados, não será difícil ter um resultado efetivo quanto aos trabalhos.

Além de motivá-los, também saiba reconhecer quais funcionários possuem pontos fortes em áreas diferentes. Cada funcionário tem características únicas, e cultivá-las da maneira certa com certeza irá agregar valor a coesão de trabalho de toda a empresa.

Você como gerente tem a principal missão de identificar estes pontos e esculpir o talento de cada um. Assim, é possível descobrir qual a melhor maneira de prosseguir com um projeto complexo, e também guiá-los para as tarefas ideais e funções extras, que, além de incentivar a evolução pessoal do funcionário, vai colocá-lo no caminho certo dentro da empresa.

Crie trabalhadores independentes

Um trabalhador independente é um trabalhador eficiente. Você vai querer que seu time esteja pronto para resolver qualquer tipo de problema que apareça, com a menor interferência possível.

Você tem a autoridade para que eles tenham os materiais e conteúdos necessários para trabalhar. Também é sua responsabilidade oferecer treinamentos e ferramentas de qualidade, além de diversos recursos que possam ser necessários para finalizar o projeto.

Criando pessoas independentes, você irá fazer com que elas se organizem entre si, evitando assim a necessidade de microgerenciamento individual da equipe.

Lidere e eles seguirão

Um negócio só é bom se seus funcionários são bons – e o gerente é o principal condutor de toda a obra.

Para novos gerentes e até mesmo antigos, pode parecer difícil manter um time todo em coesão e unidos, porém com um pequeno esforço e com essas pequenas dicas que passamos, você será capaz de extrair o melhor de todos em volta de você. Desenvolva a confiança de todos eles assim como a sua confiança de liderança – após isso, o sucesso é questão de tempo.

“Quando as pessoas investem dinheiro, elas esperam retorno – quando pessoas investem motivações, elas esperam poder colaborar e ser reconhecidas” – Simon Sinek, conhecido por ser um dos maiores coaches de motivação.

Foto de: Diferença


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *