Cantinho da Bicharada

A importância de um parque para cães na nossa sociedade

Em pleno século XXI ainda se torna difícil de se encontrar parques para cães, nos grandes centros urbanos, ao contrário de outras realidades de outros países da Europa.

Apesar de que em alguns centros urbanos em Portugal já começa a existirem alguns parques para cães, o que só prova o quanto estes animais se tornaram essenciais na nossa vida.

Felizmente, nos últimos anos, estes companheiros passaram a ter mais espaço na sociedade.
É cada vez é mais comum encontrar restaurantes, centros comerciais e outros espaços públicos que são “pet friendly”, isto é, que não restringem o acesso dos nossos companheiros. 

Os parques para cães que existem em Portugal têm como sua principal função a socialização, gastar energia e fazer novos amigos de quatro patas.
Nos parques para cães, é possível encontrar todos os tipos de personalidades caninas, os calmos que gostam de ficar a observar os movimentos de tudo o que lhes rodeia, dos agitados que não param de correr um segundo, aqueles que gostam mais de interagir com o seu dono ou brincar com brinquedos, e às vezes até se cria um grupo de “melhores amigos” de 4 patas.

De facto é de extrema importância que na nossa sociedade haja mais parque para cães pois é sem dúvida a melhor forma de fazer o seu amigo socializar, em segurança tanto para os nossos amigos como para as pessoas que possam ter fobias ou até não gostar da companhia dos nossos amigos, afinal a nossa liberdade acaba quando a do outro começa.

Além de ter a oportunidade de brincar sem trela, no caso dos cães mais juvenis ele irá aprender sobre quais os seus limites e até como se aproximar da forma correta a um novo amigo de quatro patas. 

Muitos dos problemas de ataques de cães a outros animais ou pessoas, passa por duas razões: uma sem dúvida é devido ao facto de o animal não estar esterilizado, e por uma questão territorial poderá dar se o ataque tanto a pessoas como animais.

O outro problema é a falta de socialização que os cães têm em, tanto com os da mesma espécie como com pessoas, sendo que num parque para cães é possível a socialização tanto com animais como com pessoas.

É importante que nos parques para cães o seu dono, mantenha uma observação ativa desde tenra idade no seu cão, e acompanhar a evolução comportamental, para conseguir uma antecipação da forma que o mesmo socializa, não vá ter o nosso amigo uma personalidade mais forte que num futuro próximo nos poderá trazer alguns problemas comportamentais de socialização e assim, nós conseguirmos de uma forma antecipada e sem grande transtorno para ele, corrigir a tempo esses pequenos ” maus feitios ” que mais tarde poderá progredir a situações de descontrolo.

Mesmo estando esterilizados possam por vezes ter um feitio mais especial e aí deve recorrer a uma escola de cães, e com ajuda de um profissional com o treino positivo, poderá resolver males maiores em pouco tempo, não deixando esse problema de ” Agressividade ” ou outros, progredir, que por vezes podem chegar a um descontrolo total. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *